Home Blog 3 Tipos de manutenção que você deveria conhecer

3 Tipos de manutenção que você deveria conhecer

Um programa de manutenção é importante para qualquer indústria que lida com equipamentos. Claro que a qualidade do equipamento e a qualificação das pessoas reduzem - e muito - o risco de falhas, mas elas ainda podem acontecer, e nesses momentos é preferível pecar pelo cuidado do que ter o seu ritmo de produção afetado.

A manutenção pode ser planejada, ou seja, uma parada programada para avaliação ou até mesmo correção de alguma questão identificada - como queda de desempenho ou mau funcionamento de um componente.

E a não planejada que normalmente ocorre como consequência de falhas que impedem completamente o funcionamento do equipamento, envolvendo um custo maior de reparo e até mesmo prejuízos em decorrência da pausa total das atividades.

Em ambos os casos, existem sim custos associados à manutenção, mas ao colocar na ponta do lápis, é muito mais vantajoso se prevenir do que ter que lidar com qualquer imprevisto de um mau funcionamento.

Já pensou o prejuízo que seria se a sua fábrica parasse de funcionar por dias devido a uma peça quebrada? Ou o impacto que a entrega de um produto de baixa qualidade pode gerar na imagem que os clientes têm da sua organização?

Ao olhar por esse ângulo, é possível perceber que esse custo, na verdade, pode ser um investimento, e o capital poupado pode ser utilizado para reinvestir em outras áreas ou até mesmo para expandir suas operações.

Uma manutenção adequada ajuda a garantir:

  • Segurança para os funcionários: uma vez que a identificação de um problema e a correção de possíveis falhas são feitas previamente, o risco de acidentes é reduzido.
  • Aumento da performance: é natural que o desempenho dos equipamentos aumente quando eles estão funcionando em condições ideais.
  • Maior vida útil do equipamento: devido às boas práticas de manutenção os componentes tendem a manter sua funcionalidade por muito mais tempo.

Sendo assim, abaixo listamos os tipos de manutenção mais comuns e os benefícios de cada uma delas.

1- Manutenção corretiva

São as ações de emergência que envolvem o conserto de um equipamento que apresentou sinal de desgaste ou mau funcionamento e, por tal motivo, não deve continuar operando.

O custo da manutenção corretiva é um dos seus pontos negativos se comparado aos outros tipos, pois ela pode envolver a paralisação total da produção por um período indeterminado, como em casos de indisponibilidade de peças de reposição no mercado.

2 - Manutenção preventiva

Faz-se um planejamento levando em consideração as recomendações do fabricante do equipamento, bem como o seu uso contínuo, estipulando assim uma frequência para que avaliações e reparos ocorram antes de qualquer defeito.

Além de evitar paradas radicais e aumentar a vida útil dos equipamentos, é uma grande aliada na redução de custos operacionais, diminuindo o número de acidentes e garantindo maior segurança aos funcionários durante as operações.

3 - Manutenção preditiva

Manutenção preditiva é sobre monitoramento. Ela está ganhando cada vez mais atenção e até se parece um pouco com a preventiva, mas se difere devido ao diagnóstico frequente dos equipamentos, exigindo maior conhecimento profissional.

Esse tipo de manutenção trabalha com avaliações que evidenciam possíveis problemas e falhas em seu estágio inicial, garantindo ações mais rápidas e assertivas em relação a quebras e, consequentemente, é a maior aliada quando o assunto é evitar prejuízos.

Toda empresa precisa ter um programa de manutenção, que irá reduzir o risco e impactos de quebras e falhas em equipamentos e, quando o assunto é sistema de transporte pneumático, a Dynamic Air tem um estoque local de peças e conta com uma equipe de especialistas treinados para auxiliar seus clientes a qualquer momento.

Quer conhecer mais sobre as nossas soluções? 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas