Home Blog A importância de estoque de peças originais de reposição local

A importância de estoque de peças originais de reposição local

Se por um lado é impossível evitar que os equipamentos necessitem, eventualmente, de interrupção na operação para reparos e manutenção, por outro, é possível minimizar grandemente os impactos desta situação. A situação mundial provocada pela pandemia desde 2020 mostrou, claramente, como as restrições de circulação de pessoas entre fronteiras pode levar rapidamente a problemas de abastecimento de peças e componentes. Além disso, incidentes imprevistos como o do cargueiro Ever Given podem, sem qualquer aviso, interromper cadeias de suprimentos e paralisar fábricas que contam com a entrega e componentes críticos on-demand.

Comparativamente, ter um estoque de peças de reposição local atua diretamente nestas questões, pois reduz problemas de atrasos, aumenta a eficiência da equipe de manutenção e elevam o faturamento, por consequência. Assim, é uma prática inteligente olhar para o ciclo de vida de peças de reposição, dado que ele está diretamente relacionado à maneira como essas peças são utilizadas e, portanto, à eficiência operacional do negócio.

Mesmo organizações de grande porte, em países altamente desenvolvidos e industrializados podem sofrer com isso, como foi o caso da Força Aérea americana em 2017. Na ocasião, a falta de peças prejudicou o crítico programa de manutenção dos caças avançados F-35, uma demonstração nítida de como esta questão pode afetar duramente uma organização e, em certa medida, até a segurança da nação.

Neste caso específico, o Departamento de Defesa dos EUA mantém mais de 250 caças e não possui um estoque de peças de reposição para atender a todos os aviões. Isso fez com que os caças deixassem de voar cerca de 22% das vezes devido a falta de peças. A empresa que fornece as peças afirma que o tempo para fabricação e entrega das peças é elevado e, por isso, seus clientes devem ter um estoque de segurança.

Analogamente, um estudo realizado pela Dynamic Air Brasil em uma das maiores mineradoras do país apontou que o estoque zerado do cliente de um determinado produto acarretaria na parada de produção de uma das linhas em aproximadamente 6 horas. Isso teria potencial de gerar prejuízos na casa de R $480.000,00, sendo que o valor da peça correspondia a 0,4% desse montante.

 

Mantendo o estoque – e a operação – eficientes

Para garantir a continuidade de suas atividades e os custos controlados, seguem algumas boas práticas que devem ajudar indústrias nos mais variados setores:

  • Elabore a Curva ABC
  • Calcule a média de consumo
  • Defina o estoque de segurança

 

Ao elaborar a Curva ABC, você pode verificar quais são os itens que mais oneram o estoque, permitindo uma priorização eficaz dos produtos. Já a média de consumo poderá ser calculada determinando um período, que pode ser diário, semanal, mensal ou até mesmo anual, conforme a realidade da fábrica e de seu mercado. A partir disso, é possível determinar a média de consumo para cada item e o respectivo prazo de entrega informado pelo fornecedor e, assim, calcula-se o estoque mínimo de segurança.

Existem outros estudos mais complexos e até mesmo programas que ajudam a calcular um estoque correto, porém com as ações apresentadas acima, já é possível elaborar um estoque mais preciso. Vale ressaltar que é de extrema importância manter o estoque mínimo para que não ocorram paradas por falta de peças de reposição.

 

Garantindo sua operação

Alguns fornecedores tendem a disponibilizar uma lista de peças dos equipamentos adquiridos pelos clientes, porém essa lista normalmente informa somente o código e a descrição de cada item que compõe o equipamento fornecido; a Dynamic Air, em contraste, fornece aos seus clientes uma lista de peças de reposição completa. Nela, estão todos os itens de desgaste com respectivos códigos, descrições e o mais importante: a quantidade mínima de cada item que o cliente deverá possuir para que não ocorram problemas maiores por falta de peças de reposição no estoque.

 

Além disso, nosso cliente tem a tranquilidade de contar com peças originais de reposição com estoque local, além de equipe treinada e qualificada para realizar suporte localmente para seu negócio, um diferencial importante para sua indústria no atual cenário mundial.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos Especialistas