Home Blog A segurança de manusear e transportar pneumaticamente materiais com potencial explosivo

A segurança de manusear e transportar pneumaticamente materiais com potencial explosivo

Nas indústrias dos mais diversos segmentos, o manuseio e transferência de matéria-prima para fabricação de um produto deve ser realizado de maneira segura e eficiente, principalmente quando essa matéria-prima é um sólido granular ou um pó com propriedades explosivas. Contudo, há anos um elevado número de profissionais da área fazia o manuseio deste tipo de material sem o conhecimento de que ele carrega propriedades físico-químicas importantíssimas e, ao mesmo tempo, perigosas.

Especificamente, vale ressaltar que alguns destes produtos têm um alto potencial de explosão, o que pode colocar em risco a integridade de colaboradores e da empresa. Dentre os casos de maior repercussão, destaca-se o da explosão de uma usina de açúcar na cidade de Savannah, nos EUA. Na ocasião, o excesso de produto em suspensão no ar por conta do processo de transporte inadequado, somado à instalação de um duto de contenção também não apropriado para a atividade, gerou as condições para uma explosão de grandes proporções. 

Para evitar este tipo de incidente – e suas drásticas consequências – uma série de medidas e controles precisam ser adotados no processo fabril, com destaque para o processo de transporte deste tipo de material.

 

Um perigo invisível e comum

 

A despeito de sua periculosidade, produtos com potencial explosivo são facilmente encontrados no processo de fabricação dos mais diversos segmentos da indústria; um exemplo simples e comum é o açúcar, como já citado acima. Esse material está presente tanto nas usinas, onde é produzido, quanto na indústria alimentícia, e traz altos e similares riscos em ambos os casos. 

Naturalmente, o açúcar ou demais produtos com esse potencial explosivo podem causar danos isoladamente, sem ação externa; para que isso ocorra, é necessária a combinação de três fatores: combustível, oxigênio e uma fonte de ignição.

O combustível seria o próprio material, em uma determinada relação entre gramas e metros cúbicos de ar. A exemplo do caso de Savannah, sua alta concentração em suspensão no ar ou acumulada dentro de rolamentos de esteiras de transporte atingiu a concentração necessária para gerar massa crítica explosiva.

O comburente é o oxigênio, presente em abundância na atmosfera e, portanto, fartamente disponível nos contextos de produção de açúcar, cumprindo mais esse requisito para que uma potencial explosão ocorra.

Finalmente, a fonte de ignição é proveniente desde uma simples faísca ou mesmo da própria energia estática gerada pela movimentação mecânica desse material. No caso de transportes por esteiras rolantes, estas fontes podem ser o calor gerado por motores e rolamentos, ou o atrito dos componentes do equipamento.

Havendo a combinação destes elementos na proporção ideal, um incêndio pode ser ocasionado. Em outras palavras, no Triângulo do Fogo, o pó, partícula do material em suspensão no ar na relação ideal com o oxigênio, pode causar uma explosão a partir de uma fonte de ignição, que pode surgir do próprio conjunto de transporte mecânico ou processamento do produto.

 

Segurança e eficácia, do transporte à produção

 

Um sistema que utiliza ar comprimido permite, se necessário, o uso de compressores movidos a nitrogênio, o que torna inerte o sistema como um todo ou em aplicações pontuais por meio da redução da concentração de oxigênio. Com isso, tanto o comburente quanto a fonte de ignição podem ser neutralizados, o que leva a zero o risco de explosão dentro de condições normais de operação.

Além disso, existem algumas técnicas de fabricação, como o uso de componentes que evitam a geração de faíscas, que podem também neutralizar os riscos na parte do processamento. Os controles de velocidade em equipamentos rotativos ou mesmo equipamentos de moagem e micronização que sejam capazes de suportar uma explosão em seu interior mantendo sua integridade, são algumas dessas tecnologias contra incêndios. A combinação destes equipamentos é decisiva para que uma empresa possa processar sólidos com estas características com máxima segurança e eficácia operacional.

A Dynamic Air conta com sistemas e equipamentos aterrados que utilizam um filtro cartucho especial fabricado com tecido anti-estático e um sistema totalmente hermético. Conta também com um sistema de exaustão eficiente que contribui para manter um ambiente limpo na linha de produção da empresa. Conjuntamente, estas características conseguem anular os principais fatores que contribuem para a formação de incêndios e explosões.

Além desta vantagem, a qualidade do sistema ainda permite extinguir uma área classificada, no local em que for instalado, gerando economia para a empresa,, trazendo ganhos financeiros.

Também desenvolvemos ao longo dos anos um know-how quanto ao uso de componentes e dispositivos de controle e eliminação dos riscos de explosão, empregando-os adequadamente e de maneira a viabilizar economicamente um projeto.

Para cada material e processo, a Dynamic Air desenvolve e customiza um sistema que atenda às suas necessidades e também exigências de segurança de maneira economicamente viável. Atualmente possuímos diversos sistemas instalados e em operação para materiais que apresentam risco de explosão, colocando nossa empresa como líder no segmento. Por isso, para quem busca maximizar sua eficiência operacional e garantir máxima segurança, vale a pena consultar nossos especialistas, que podem mostrar claramente como a tecnologia e as soluções Dynamic Air podem colocar seu negócio em um novo patamar operacional.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.