Home Blog A segurança no processo de fabricação de defensivos agrícolas

A segurança no processo de fabricação de defensivos agrícolas

               Quando falamos sobre defensivos agrícolas, abordamos um tema sensível que divide opiniões. Independentemente da discussão, uma coisa é fato: eles são amplamente utilizados na agricultura. Os herbicidas, inseticidas, fungicidas, entre outros, precisam ser manuseados com cuidado, desde sua fabricação até sua utilização, para impactar da menor maneira possível o meio ambiente.

               Para que um desses produtos chegue ao mercado, anos de pesquisas são necessários, assim como a aprovação da Anvisa e o registro pelo Ministério da Agricultura. Muito além de pensar nos consumidores, as indústrias de defensivos precisam focar na saúde dos seus colaboradores, trabalhando com sistemas e equipamentos que evitem vazamentos e contaminações do ambiente onde estão instalados, além de seguir as amplas normas e recomendações de aplicação.

               Sendo assim, pecar nessas questões resulta em alto risco para as empresas. Em 2013, vimos um caso onde duas grandes empresas de pesticidas precisaram pagar aproximadamente R$200 milhões em indenizações coletivas, pela contaminação do solo e lençóis freáticos, além de danos morais e materiais aos ex-funcionários afetados.

 

Atenção e segurança no processo de fabricação de defensivos agrícolas

 

                Os compostos químicos utilizados na formulação desses produtos passam por diversos processos industriais como armazenagem, mistura, granulação, extrusão, entre outros, para chegarem em seu resultado final. Contudo, é de extrema importância que os equipamentos utilizados nas fases de produção sejam herméticos e eficazes, evitando a dispersão e o vazamento de materiais, além de diminuir o contato das substâncias com os colaboradores.

                Considerando todos os pontos, é necessário obter tecnologia adequada e contar com um know-how na hora de fabricar defensivos agrícolas e trabalhar com parceiros responsáveis. Após muitos anos de conhecimento e desenvolvimento, a Dynamic Air fornece sistemas capazes de transportar a matéria prima em sistemas totalmente herméticos, desde o ponto de descarregamento dos materiais até a embalagem do produto final. Em parceria com a Hosokawa, todo o processo de mistura, formulação e transporte deste material pode ser fabricado em um sistema integrado, totalmente automatizado, confiável e eficiente, garantindo o melhor produto e custo benefício para o consumidor.

 

Fernando Canton

Fernando Canton

Especialista em Aplicações