Home Blog Achocolatado em pó: Aumento de consumo

Achocolatado em pó: Aumento de consumo

 

Um produto que movimenta milhões todos os anos dentro da indústria alimentícia brasileira, o achocolatado é presença certa no café da manhã e em muitas receitas culinárias de quase todas as residências.

Com o aumento de procura, vemos um aumento de oferta e, para se destacar entre os concorrentes no mercado, é fundamental possuir qualidade e preço competitivo, pontos diretamente influenciados pelo processo de fabricação.

Fatores como a solubilidade, dispersabilidade, densidade, sabor, entre outros, são muito analisados pelo consumidor, cada vez mais exigente, o que implica na necessidade de modernização do produto pelos fabricantes. Além disso, por ter como matéria prima o cacau em pó que, além de ser hidrofóbico, ou seja, insolúvel em líquidos, requer um manuseio delicado, o processamento precisa ser muito bem pensado para entregar um resultado de qualidade.

Um dos principais pontos de análise dos achocolatados é a solubilidade, diversas vezes apontada como o motivo da escolha por uma marca específica. Os pontos sobrenadantes que aparecem ao misturar o produto com um líquido são partículas que não foram bem aglomeradas, não abrindo como deveriam, deixando esse aspecto indesejado na mistura.

Outro ponto de análise é a molhabilidade, ou seja, o tempo que o achocolatado leva para molhar no líquido. Quanto mais rápido esse processo ocorrer, menor será o tempo para dissolução do produto. Assim como o fator anterior, a molhabilidade está ligada ao processo de aglomeração que precisa ser realizado após a mistura e moagem, garantindo os melhores índices possíveis.

Seguindo tendências mercadológicas, outro item a ser analisado é a quantidade de açúcar refinado contida nesse produto de consumo diário. A hidrofobia do cacau gera a necessidade de um “binder” no processo de aglomeração, formando grânulos que se desfazem em contato com um líquido. Isso exige que o processo de fabricação seja flexível com um teor elevado de cacau.

Utilizar tecnologias inovadoras na produção permite uma automatização que se traduz em baixas perdas, alta qualidade no produto e maior competitividade. Para trabalhar com sistemas completos, a parceria entre Dynamic Air e Hosokawa atende aos clientes desde o recebimento das matérias primas, o transporte pneumático necessário, dosagem, mistura, aglomeração, secagem, entre outros.

Em nossa sede, contamos com uma planta piloto em escala industrial, onde podemos recriar todos processos, garantindo a entrega da melhor solução com eficiência, confiabilidade e segurança. Entre em contato com nossos engenheiros e saiba como beneficiar sua produção.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas