Home Blog As novas tecnologias na fabricação de um achocolatado em pó de alta qualidade

As novas tecnologias na fabricação de um achocolatado em pó de alta qualidade

O consumo de achocolatado em pó movimenta milhões de reais na indústria alimentícia todo ano no Brasil. Esse é um dos produtos favoritos das crianças e adultos no café da manhã e vem criando uma nova tendência de consumo.


A modernização do processo de fabricação e atualização de mercado são fundamentais para a produção de um produto de qualidade e preço competitivo no mercado consumidor.


Para o processamento de um achocolatado em pó de alta qualidade, muitos fatores são levados em consideração, como: molhabilidade, solubilidade, dispersibilidade, densidade, sabor entre outros. Com um mercado consumidor cada vez mais exigente, os grandes fabricantes de achocolatados em pó estão buscando modernizar seu processo de fabricação, para tornarem seu produto cada vez mais competitivo.


Uma das principais matérias primas do achocolatado é o cacau em pó, que além de ter um manuseio delicado, tem como uma de suas características ser hidrofóbico (insolúvel em líquido). Além de matérias primas de qualidade, um processo de fabricação moderno e automatizado é fundamental para obter um ótimo produto final.


A solubilidade do achocolatado em pó é um dos principais pontos que o consumidor considera quando escolhe este produto. Os famosos pontos sobrenadantes que aparecem quando o achocolatado é dissolvido em algum líquido, são na verdade partículas que não tiveram um processo de aglomeração bem realizado, sendo assim estas partículas não se “abrem” em contato com o líquido e os indesejados pontos sobrenadantes aparecem. Embora pareça um mero detalhe,  este é um fator que faz diferença quando o consumidor precisa decidir entre marcas.


A molhabilidade é outro fator importante na escolha do consumo de um bom achocolatado. Este índice considera o tempo em que o achocolatado irá molhar no líquido. Quanto mais rápido for, menor será o tempo para dissolução do produto.


Ambos os fatores estão diretamente ligados a uma das principais etapas de fabricação do achocolatado: a aglomeração. Após alguns processos, como mistura e moagem, o achocolatado deve ser aglomerado para que os índices de molhabilidade e solubilidade sejam os melhores possíveis.


Outra tendência do mercado mundial é a diminuição do consumo do açúcar refinado em produtos de consumo diário, o que exige que o processo de fabricação seja flexível com um teor elevado de cacau. Sendo o cacau um produto hidrofóbico, é necessário que a aglomeração ocorra através de um “binder” que servirá para que as partículas sejam aglomeradas formando assim pequenos grânulos que, quando entrarem em contato com o líquido, se desfazem e dissolvem para o consumo.


A Dynamic Air, em parceria com a Hosokawa, fornece sistemas para o processo completo na fabricação do achocolatado, desde o recebimento das matérias primas até  o transporte pneumático necessário, dosagem dos materiais, mistura, aglomeração, secagem até o produto final pronto para ser embalado.

Com as mais inovadoras tecnologias, o processo de fabricação de achocolatado se torna totalmente automatizado e com baixíssimas perdas de processo, garantindo um produto de alta qualidade e competitividade.


Em nossa fábrica, temos uma planta de testes em escala industrial, onde recriamos todas as etapas do processo de fabricação. Neste processo, analisamos, testamos, fabricamos e chegamos ao melhor resultado, garantindo a alta qualidade do produto final.


Equipamentos modernos e tecnológicos oferecem um sistema de alta eficiência, confiabilidade, higiene e segurança, colocando o seu produto entre um dos mais competitivos do mercado.


Entre em contato com um de nossos especialistas e posicione-se entre os melhores fabricantes de achocolatados no Brasil.

Fernando Canton

Fernando Canton

Especialista em Aplicações

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.