Home Blog As vantagens do sistema de transporte pneumático para a indústria química

As vantagens do sistema de transporte pneumático para a indústria química

De medicamentos à fabricação de compostos de nutrientes, a indústria química tem papel fundamental na sociedade – e o sistema de transporte de sólidos adequado pode ajudar no desempenho de suas funções.

Existem inúmeras finalidades para os produtos da indústria química. Desde aplicações médicas avançadas no combate a novas doenças até a otimização do desempenho na lavoura, presença decisiva em diversos mercados, tanto como fornecedora de insumos para outras empresas como no B2C. Em se tratando de fábricas bastante especializadas, seus processos produtivos são muito variados, mas existe um componente dentro disso que pode ser um grande diferencial para todo o setor: o sistema de transporte pneumático de sólidos.

Dentre as várias opções que existem para o manuseio de sólidos, os sistemas que utilizam ar comprimido são particularmente indicados para este setor, pois trazem uma série de vantagens em termos de qualidade de produto, conformidade com normas de saneamento e produção, otimização de produtividade, entre outros. Abaixo, os pontos onde este tipo de solução pode ser particularmente vantajoso para estas fábricas.

Hermeticidade

Um aspecto fundamental ligado ao transporte pneumático é a hermeticidade do sistema, que é base para o funcionamento deste tipo de solução. Por conta dela, a possibilidade de contaminação cruzada com elementos presentes no ambiente ou com outros produtos transportados em linhas de produção é muito reduzida. Isso é particularmente evidente quando comparado com sistemas de transporte mecânico, como esteiras, roscas e elevadores.

Analogamente, como é um sistema fechado, ele impede a disseminação ou vazamento de partículas no ambiente, o que não só reduz a chance de intoxicação dos trabalhadores da planta como também aumenta a segurança da operação e do produto final. Assim, os sistemas pneumáticos ajudam a manter conformidade com as normas sanitárias e produtivas, ao mesmo tempo que ajuda a preservar a integridade da saúde dos trabalhadores.

Baixas emissões

Sistemas pneumáticos que operam em fase densa podem ser altamente recomendados para reduzir as emissões de partículas no meio-ambiente. Por permitirem maior densidade de produto por volume de ar, sua eficiência é alta no deslocamento de material e, portanto, acabam gerando menos emissões. Isso, além de ajudar no atingimento das metas de sustentabilidade, também gera  economia em sistemas de filtragem e ajudam a manter um bom ritmo de produtividade.

Produtividade

Como citado acima, sistemas pneumáticos são altamente eficazes para manter um fluxo produtivo constante, com manutenção reduzida. Tempo ocioso, quando não programado, pode ser prejudicial para a indústria, que tem um fundamental papel na cadeia de abastecimento da sociedade, e evitar isso é altamente desejável, por isso deve ser mantido nos menores níveis possíveis.

Estes benefícios, juntos, mostram por que o sistema pneumático é uma opção robusta e efetiva frente a alternativas mecânicas. Ao otimizar sua produtividade de forma sustentável e aderente às normas do setor, as fábricas conseguem ampliar sua lucratividade e desempenhar seu fundamental papel ainda melhor.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

como reduzir a emissão de poluentes