Home Blog Evite erros na dosagem e pesagem com automação industrial

Evite erros na dosagem e pesagem com automação industrial

No processo de produção de alguns materiais, precisamos da mistura de componentes em quantidades diferentes, como por exemplo, nos seguintes casos:

  • Fabricação de massas para bolos;
  • Fabricação de pneus;
  • Fabricação de defensivos agrícolas, entre outros.

Muitas vezes, para agilizar e facilitar o processo, alguns desses componentes são pesados e preparados anteriormente à mistura ou formulação, o que chamamos de pré-batch ou pré-mix.

O pré-mix varia de acordo com cada processo industrial e, na maioria dos casos, possui componentes, pesos e necessidades específicas para a fabricação de produtos com formulações diferentes, exigindo um alto nível de controle e organização para que não aconteçam interferências e falhas.

Infelizmente, em um processo onde o operador prepara as bateladas manualmente, podem ocorrer problemas por diversos motivos, o que afeta o processo como um todo, gerando perdas e atrasos na produção. Para mitigar estes desvios, podemos utilizar a tecnologia e o conhecimento como nossos aliados, com um sistema automatizado, sem perdas, eficiente e a prova de falhas.

Uma excelente solução é desenvolver um sistema de dosagem e pesagem automáticos. Com os diversos tipos de componentes sendo armazenados separadamente, uma rosca dosadora recebe um sinal da moega balança e dosa a quantidade necessária. O tipo de equipamento a ser utilizado depende da quantidade e da característica do material, pois os componentes são dosados um de cada vez nas quantidades pré-programadas.

Todos os sinais necessários para controlar a dosagem e pesagem são enviados por um painel de controle central, onde podemos programar diversos tipos de receitas, cada uma com a sua especificação, garantindo a qualidade e precisão em variados tipos de misturas e formulações. 

Dessa maneira, temos os pré-mix preparados nas quantidades corretas, com todos os componentes necessários para seguir com o processo, sem atrasos na linha de produção. Em mais detalhes, todas as receitas ficam gravadas no painel de controle e podem ser alteradas de acordo com a necessidade de produção.

Muitas empresas já inovaram seus processos com dosagens mais eficientes. Além de tecnológicos, novos processos podem trazer mais assertividade e otimização nesse item tão importante para um produto final de qualidade.

 

 

Fernando Canton

Fernando Canton

Especialista em Aplicações