Home Blog Cacau em pó traz inúmeros desafios no manuseio

Cacau em pó traz inúmeros desafios no manuseio

O cacau em pó é um produto gorduroso e bastante complexo de ser manuseado e transferido por um sistema de transporte pneumático. Por isso, é muito comum ouvir queixas de entupimento de linhas de produção. Para evitar esse problema, a Dynamic Air é detentora da mais alta tecnologia em transporte pneumático em fase densa, com clientes entre os maiores players do mercado, que contam com sistemas com índices OEE (Overall Equipment Effectiveness) que chegam a 98% de eficiência.

Diversos são os fatores que desfavorecem a movimentação eficaz e segura do cacau. Na maioria dos casos, ele é transportado por meio de sistemas mecânicos, que utilizam elevadores, cintas transportadoras e roscas, entre outros equipamentos. Nesse caso, não há um ambiente totalmente hermético.


“Há o contato do material com a atmosfera externa do equipamento, alterando as características do produto e facilitando a contaminação por insetos e umidade do ambiente, entre outros”, explica o Gerente de Vendas, Acessórios e Serviços, Marcelo Mathielo.

“Além disso, sistemas mecânicos permitem também a dispersão de poeira ao ambiente, promovendo a sujidade e potencializando o risco de explosão pela névoa de material em suspensão – risco que é ampliado com o aquecimento das partes mecânicas em movimento”, completa Mathielo.


Sistema pneumático para preservar a integridade do cacau

Ainda podemos citar a aplicação de sistemas de transporte pneumático incompatíveis com a realidade do cacau, sistemas que transportam em alta velocidade gerando alta degradação impactando diretamente no produto final.

“Por essas razões, transportar cacau utilizando um sistema em fase densa da Dynamic Air é, de longe, a melhor alternativa”, afirma o Consultor Comercial da Dynamic Air, André Godoy.

 

Leia mais:

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air