Home Blog Como escolher seu equipamento de mistura de sólidos?

Como escolher seu equipamento de mistura de sólidos?

A mistura é um processo industrial crítico, pois a qualidade do produto final e seus atributos são derivados da qualidade do processo de mistura feito pelos equipamentos. Quando realizada de maneira incorreta, resulta em um produto não homogêneo que não tem consistência em relação aos atributos desejados, como composição química, cor, textura, sabor, reatividade e tamanho de partícula.


Em relação a equipamentos misturadores, existe uma ampla gama de opções para diferentes aplicações. E o uso deles é determinado especificamente pela natureza dos materiais a serem misturados. Portanto, é preciso analisar cuidadosamente as características dos produtos e  a tecnologia de mistura para chegar à solução ideal.


A seguir, listamos as características que um excelente misturador precisa ter, sua eficiência e diferenciais.


O misturador deve realizar, rapidamente, misturas precisas e completas, independentemente do tamanho das partículas, forma ou densidade.


A velocidade é demonstrada na sequência de imagens abaixo. Neste exemplo, três materiais de diferentes formas, granulometria e peso específico, atingem rapidamente a homogeneidade. Para materiais secos e fluídos, o tempo de mistura típico oscila de 10 a 60 segundos.


mistura

A zona de ausência de peso, criada pelo movimento de dois rotores girando em sentidos opostos à baixa velocidade, provoca baixíssimo atrito e cisalhamento nulo em seus materiais. O resultado? Um grande diferencial na hora da produção.


Diferenciais de um excelente misturador de sólidos industriais


- Mistura em segundos, enquanto os modelos encontrados no mercado misturam em minutos;

- Mistura suave, homogênea e veloz;

- Para sólidos secos, com a opção de injeção de líquidos e gordura;

- Degradação nula;

- Ideal para processar materiais frágeis.



Vantagens de um excelente misturador de sólidos industriais


- Baixa manutenção e baixo consumo de energia;

- Boca de descarga larga;

- Zona de ausência de peso com baixo atrito;

- Homogeneização completa;

- Descarga rápida evitando segregação;

- As paletas varrem todo o misturador, com o resultado final sem sobras.


No mercado, existem misturadores de sólidos que atendem às mais diversas aplicações para a sua indústria. Alguns são ideais para processar materiais frágeis; versáteis para adição de líquidos com alta viscosidade; aceitam a adição de pequenas quantidades de pó ou fibras, gordura sólida ou líquida; e ainda permitem revestir partículas, pellets ou aglomerar no misturador.


E como escolher o equipamento certo para mistura de sólidos?

Quando está à procura de um misturador, você deve considerar aspectos relevantes, como propriedades do material de alimentação, qualidade do produto final, tamanho, formato, umidade, ambiente produtivo, consumo energético, entre outros, além da disposição de testes realizados antes da compra, com um fornecedor especialista neste tipo de equipamento devido à especificidade da implementação deles na operação industrial.


Com esses testes e análises prévias, fica mais fácil decidir em qual equipamento investir.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air