Home Blog Como movimentar materiais de alta densidade em longas distâncias?

Como movimentar materiais de alta densidade em longas distâncias?

Na cadeia produtiva de metais, os materiais manuseados possuem alta densidade e passam por muitos processos, que vão da mineração a produção dos mesmos materiais em pó. De maneira geral, as refinarias de metal se localizam longe do local de armazenamento dos produtos finais, mesmo com sua variedade de processo e volume produtivo.

Com distâncias que podem ultrapassar os 1000 metros, é necessário transportar os materiais e isso normalmente ocorre por meio de caminhões, gerando grande movimentação desses veículos, o que aumenta o risco de acidentes, de perda de produto, aumentando os custos operacionais e refletindo tudo isso nos custos finais.

Além dessa alternativa, o uso de equipamentos mecânicos também é frequente, mas possui diversas desvantagens, como a alta necessidade de manutenção gerada pelo desgaste causado pelo atrito com o material e também a perda de produto no processo.

Uma opção de transferência desse material que possui mais eficiência e influencia na redução do preço do produto final é o uso de sistemas de transporte pneumáticos. Eles possuem vantagens como: hermeticidade, que elimina a perda de produto e qualquer tipo de contaminação, velocidade adequada ao material transportado, nesse caso, baixa e em fase densa, para evitar o desgaste da tubulação, além de curvas e acessórios próprios para atender o atrito gerado.

Para gerar economia, otimizar o processo produtivo e contar com um sistema duradouro e seguro, o transporte pneumático é a melhor escolha.

 

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas