Home Blog Conheça uma das principais tecnologias de secagem para o processamento de sólidos na indústria

Conheça uma das principais tecnologias de secagem para o processamento de sólidos na indústria

A secagem de sólidos é uma das etapas mais antigas e necessárias em operações industriais de praticamente todos os setores, como agrícola, químico, alimentício, farmacêutico, minerador, entre outros, principalmente quando manuseiam materiais sólidos, em especial na forma de pós e grânulos. Mesmo assim, é uma das operações mais complexas.


Esse processo pode ser definido como a vaporização e remoção de água ou outros líquidos de uma solução, suspensão ou outra mistura sólido-líquido para formar um sólido seco. fornecendo calor à matéria-prima úmida, grânulos e assim por diante.

 

O ajuste e controle dos níveis de umidade em materiais sólidos feitos com equipamentos de secagem industrial é um processo crítico na fabricação de muitos tipos de produtos.

 

A eficácia dos procedimentos de secagem têm um grande impacto na qualidade do produto e na eficiência do processo industrial. A indústria farmacêutica, por exemplo, é uma das que utiliza a secagem como um processo em lote, sendo um passo chave da produção de medicamentos. Isso significa que esse processo pode impactar etapas subsequentes de fabricação, incluindo a formação de comprimidos ou encapsulamento, e pode influenciar inclusive os atributos críticos de qualidade da fórmula farmacêutica final.

 

A secagem também pode ser realizada para melhorar as características de manuseio e na estabilização dos materiais sensíveis à umidade, como alimentos e produtos farmacêuticos.

 

Os secadores industriais são usados para processar eficientemente grandes quantidades de materiais a granel que precisam de níveis reduzidos de umidade. Dependendo da quantidade e da composição do material, esses equipamentos são desenvolvidos especificamente para atender às necessidades do processo.

 

Neste artigo, vamos apresentar uma das tecnologias para fazer a secagem de materiais sólidos e otimizar sua operação industrial, trazendo mais eficiência para todas operações e para a entrega dos produtos finais.

 

1. Quais são as principais características de um secador de sólidos eficiente?

A transferência de calor e de massa são aspectos críticos nos processos de secagem. Por isso, os engenheiros que desenvolvem um secador de sólidos, bem como os que estão escolhendo um equipamento para sua operação industrial, precisam ter essas características como ponto-chave em seus equipamentos.

  

Eles normalmente possuem 2 tipos de fontes de calor, direta ou indireta:

> Diretas: calor fornecido pelo ar de secagem;

> Indiretas: calor fornecido por outro meio, por exemplo: condução, radiação, campo elétrico de alta freqüência, microondas.


Também operam em 2 modos diferentes:

Contínuo: regime permanente, alimentação ininterrupta;

Batelada / semi-batelada: operação intermitente ou cíclica, regime não permanente.


A secagem passa por 3 períodos básicos: primeiro, ocorre uma elevação gradual da temperatura do produto e da pressão de vapor do líquido.


Depois, o processo atinge um ponto de equivalência na transferência de calor e de massa, gerando uma velocidade constante. Por fim, a taxa de secagem começa a decrescer, e quando o produto alcança o ponto de equilíbrio em relação ao ar, o processo é finalmente encerrado.


2. Quais são os benefícios dessa tecnologia inovadora?

O Secador Bella™, tem a mesma base do misturador e pode ser usado para secar, aquecer ou resfriar sólidos de tamanhos variados, por meio de batches ou em um processo contínuo de secagem, com um equipamento adicional.


O ponto alto desse equipamento é trabalhar com alta eficiência: um secador tradicional têm 50% de eficiência se comparado ao secador BELLA® com eficiência de 80%, ou seja, o equipamento gera menor consumo de energia e exige um menor tempo de secagem.


Além disso, ele garante uma secagem realmente intensa e constante, o que ajuda a aumentar a qualidade dos produtos finais, em especial para a indústria de alimentos, que possui materiais orgânicos com alto teor de umidade e atividade metabólica intensa.


O processo de secagem é parte essencial da operação industrial e precisa de uma atenção grande por parte da equipe de engenheiros responsáveis por manter a operação rodando de forma otimizada e eficiente.


É preciso fazer uma análise detalhada dos equipamentos e de seus diferenciais e benefícios para encontrar a tecnologia ideal para as necessidades da sua indústria e  operação.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air