Home Blog Cuidado na produção de alimentos para animais

Cuidado na produção de alimentos para animais

Assim como na indústria alimentícia humana, a alimentação de animais deve ser pautada pela qualidade – a qual começa no sistema de transporte de ingredientes na planta

 

Oferecer alimentos de qualidade para os pets é mais do que uma obrigação: para os tutores, é um ato de amor, é como alimentar um membro da família. De fato, mais de 60% das pessoas veem seus bichos de estimação desta forma, e buscam oferecer alimentação de qualidade para eles. No outro extremo do mercado, nutrição de animais de grande porte também requer o máximo de atenção e qualidade, visto que seu foco está no uso para consumo humano e, portanto, pode impactar a saúde do consumidor.

Para as empresas do setor, estas constatações podem representar uma oportunidade de diferenciação no mercado. Oferecer produtos reconhecidamente puros, manufaturados segundo rigorosos padrões de qualidade, é uma forma importante para conquistar e fidelizar clientes. Neste sentido, o uso de sistemas de transporte pneumático  durante o processo produtivo é uma decisão recomendável.

Um dos fatores críticos para a obtenção de um alimento de alto nível é a ausência de contaminação. O uso de soluções mecânicas, como esteiras, elevadores de canecas e roscas abre espaço para o contato com elementos do ambiente, potencialmente levando partículas indesejáveis para a mistura. Analogamente, as opções pneumáticas, por serem herméticos, reduzem a zero a chance de contaminação cruzada, garantindo um bom nível de pureza do alimento.

Ainda sobre a prevenção de contaminação, utilizar sistemas de transporte pneumáticos oferece menor risco de contaminação por componentes próprios, por terem menos partes móveis. Isso é especialmente verdadeiro quando se usa componentes como as válvulas-borboleta Posi-flate®,  que são mais resistentes e eficazes, e reduzem ainda mais a chance de inserção de partículas indesejadas na preparação do alimento.

Outro argumento favorável à adoção dos sistemas pneumáticos pela indústria de  pet food está na produtividade oferecida. Estas ferramentas são resistentes, menos propensos a quebras e potencialmente menos poluentes, em termos de emissões de partículas no ambiente. Isso se traduz em uma planta mais eficiente, que gera melhores resultados e melhor retorno de investimento sobre o equipamento, o que pode proporcionar vantagens comerciais decisivas.

Estes dois pontos deixam clara a vantagem que esta solução pode oferecer para as fábricas do setor. A combinação de uma produtividade superior com um produto de alto nível, menos sujeito a contaminações e mais aderente às normas de segurança, forma um poderoso conjunto de diferenciais; no cenário de alta competitividade atual, isso pode ser decisivo para a empresa, que terá mais recursos para conquistar e fidelizar seu público e trará mais saúde e bem-estar para os pets e animais de grande porte em todo o país.

 

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air