Home Blog Descarregamento de sólidos secos com big bags

Descarregamento de sólidos secos com big bags

A busca por eficiência na operação industrial não pode ser restrita a uma só parte do processo. O transporte, o processamento, o armazenamento, tudo isso e muito mais formam sinergias que, em conjunto, trazem mais produtividade e dinamismo para a planta. Neste sentido, uma parte importante e frequentemente subestimada do processo está logo no início: o descarregamento de bags, em particular os big bags.

Presentes em inúmeros cenários da indústria, os big bags carregam grandes quantidades de material, e seu descarregamento, quando feito de formas aquém do ideal, podem gerar desperdício, emissões de partículas em excesso no ambiente e mesmo atrasar o processo como um todo. Comparativamente, ter um sistema de descarregamento eficiente no início do processo, garante a menor perda de material, higiene da planta, bom ambiente de trabalho para os colaboradores e a soma de todos esses fatores ajuda de forma notável no aumento da eficiência do processo, contribuindo para um produto de qualidade.

Mesmo o simples recebimento, como é o caso de sacos pré pesados, pode se tornar uma parte onerosa do processo, devido à dificuldade para a contenção de pó e manuseio de alguns materiais. Por terem características muito finas, são de difícil manuseio e a perda de material nesses casos e a quantidade de pó dispersada tornam-se problemas comuns em empresas, os quais são difíceis de serem resolvidos sem soluções especializadas.

Pensando nesses e outros itens importantes para o processo industrial, a Dynamic Air desenvolveu um equipamento chamado “Bulk Buster®”, o mais apropriado para o descarregamento de materiais em big bags. Este robusto sistema possui um mecanismo integrado de filtragem e exaustão incorporado ao próprio equipamento, evitando que o pó gerado no momento da descarga dos sacos contamine o ambiente. Além disso, o sistema de filtragem possui limpeza automática por jatos de ar, fazendo com que o material retido nos filtros seja devolvido ao processo, reduzindo as perdas a praticamente zero e contribuindo para a limpeza do lugar.

Projetado para evitar ao máximo a contaminação por partículas estranhas, o Bulk Buster® possui a porta de abertura na parte frontal do equipamento e o fluxo descendente é utilizado para puxar todo o pó gerado para longe do operador. Isso se traduz em agilidade, controle e eficiência do processo, com máximo cuidado com a saúde e o bem-estar dos operários, mesmo em grandes volumes de descarregamento.

Este equipamento foi projetado para ser ergonômico e facilitar ao máximo o trabalho do operador. Além do sistema de filtragem, também podemos personalizá-lo conforme a necessidade do cliente, acrescentando peneira vibratória, grade magnética, sistema de aeração do material para aumentar a fluidez, entre outros. O Bulk Buster® também pode ser projetado para receber qualquer tipo de big bag, tornando o seu processo mais flexível para os dois tipos de recebimento de materiais.

O recebimento e descarregamento é um processo simples, mas, se bem trabalhado, pode contribuir para elevar o nível de produtividade da fábrica, além de manter suas atividades mais organizadas, seu ambiente mais limpo e preservar a saúde do colaborador.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e veja você mesmo como a tecnologia Dynamic Air pode elevar sua produção, desde o primeiro momento.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos Especialistas