Home Blog Destrua os grumos indesejados do seu produto dentro do processo fabril

Destrua os grumos indesejados do seu produto dentro do processo fabril

Cada produto possui uma característica única. Entre as mais relevantes, estão: densidade, granulometria e umidade. Dentre outros fatores importantes, conhecer as características do material é um dos pontos chave para um processo eficiente.Alguns produtos possuem características peculiares e às vezes pouco conhecidas. Duas delas são a hidrofobia e a higroscopia.

Um produto hidrofóbico é repelente a qualquer líquido, ou seja, é de difícil dissolução em meio aquoso. Podemos comparar este tipo de material com as folhas de plantas ou as asas de uma borboleta. Um produto comumente utilizado com esta característica é o cacau. Quando adicionamos o achocolatado ao leite, por exemplo, o cacau não se dissolve no líquido, apenas fica em suspensão, e se o deixarmos parado por um tempo, todo achocolatado irá se acumular no fundo do recipiente, justamente por sua característica hidrofóbica.

Um produto higroscópico têm característica contrária ao hidrofóbico, ou seja, este produto tem elevada capacidade de absorção de água. Um produto diariamente utilizado com este tipo de comportamento é o açúcar. Se o deixarmos por um período exposto ao ambiente, ele irá absorver a umidade do ar, e na medida em que isso ocorre, começa a dissolver-se e, consequentemente, cria grumos, juntando-se uns aos outros.

Por mais que possa parecer um simples detalhe, esta criação de grumos pode gerar várias situações indesejadas nos processos industriais, como entupimentos de linha nos equipamentos, atraso no processo de produção, perda de material, desperdício de mão de obra, entre outros.

Pensando nesses casos específicos, a Dynamic Air desenvolveu um equipamento chamado “Desgrumador Tuffer®”, totalmente desenvolvido com a finalidade de quebrar os grumos formados por materiais com estas características. Com lâminas rotativas construídas em aço inox, alumínio ou poliuretano, os materiais são direcionados entre as lâminas, provocando o efeito de desgrumar e aerar o material. O Tuffer® utiliza a força centrífuga gerada pela rotação em sentidos opostos das lâminas para reduzir o material sólido até uma consistência fluida e solta. Devido ao projeto de perfil baixo, pode ser facilmente instalado em sistemas novos ou existentes.

O funcionamento do equipamento consiste em dois eixos independentes acionados por um sistema de polia e correia, onde cada eixo possui uma quantidade de lâminas montadas em um conjunto muito próximo, permitindo o controle da granulometria desejada do material. A simplicidade do projeto permite a rotação livre das lâminas, eliminando as forças de atrito, reduzindo a potência total requerida e a necessidade de peças complexas e sincronismo.

Especialmente para o caso do açúcar, que possui características higroscópicas e explosivas, o desgrumador Tuffer® pode ser construído com lâminas em alumínio, mitigando a possibilidade de uma faísca no sistema, quebrando os grumos formados, tornando o material fluido e aerado novamente de maneira segura.

Selecionamos abaixo um vídeo demonstrativo do equipamento, mostrando seu funcionamento e o resultado no produto:

 


Se o seu material possui essas características, não deixe de conhecer com mais detalhes o desgrumador / aerador Tuffer® da Dynamic Air, disponível em diversos tamanhos e capacidades. Teste o seu material na Maior e Mais Moderna Planta Piloto da América Latina e confira todas as vantagens de adquirir este equipamento para o seu processo fabril.

 

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air