Home Blog Entenda a diferença entre Sistema de Transporte Pneumático e Equipamentos Mecânicos

Entenda a diferença entre Sistema de Transporte Pneumático e Equipamentos Mecânicos

O transporte de materiais sólidos secos pode ser feito, essencialmente, de duas maneiras: Pneumática ou Mecânica. Entender a diferença entre elas é imprescindível para decidir qual te atenderá melhor.

Neste artigo, vamos explicar ambos e ressaltar os pontos que devem ser analisados antes da sua escolha.

Sistemas Mecânicos

Possui como componente básico um motor com acionamento por redutor de engrenagem ou corrente, ligado a uma roda dentada ou um rolo. Sua energia é levada ao transportador que fica em contato com o material.

Essa modalidade pode ser aberta ou fechada e possui diversas peças móveis.

Sistemas de Transporte Pneumáticos

Utilizam pressão positiva ou negativa (vácuo) para transportar materiais por meio de tubulações e transportadores para os pontos necessários. Os materiais, em forma de pós ou grânulos secos a granel, são movidos dentro de uma linha fechada (hermética), diminuindo a perda de material na linha e a contaminação, além de trazer mais segurança.

Para escolher o sistema que melhor atenda sua produção, é preciso identificar características do seu material e discuti-las com o fornecedor, entendendo como ele irá se desempenhar. Se possível, realize um teste em planta piloto para ter certeza que o transporte terá o desempenho desejado.

Outros pontos determinantes são:

- Taxa de transferência

- Distância a ser percorrida

- Alterações na direção e elevação do transporte

- Flexibilização da planta

- Riscos de contaminação

- Segurança da fábrica

É essencial analisar todos os pontos antes de fazer sua escolha, garantindo que ela será a mais assertiva e eficaz para seus materiais. Antes de realizá-la, entre em contato com nossos engenheiros e entenda o comportamento do seu produto dentro de um sistema de transporte pneumático.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas