Home Blog Melhore a ergonomia na sua fábrica e ganhe na produtividade

Melhore a ergonomia na sua fábrica e ganhe na produtividade

As normas regulamentadoras buscam incansavelmente garantir o conforto, a segurança e o melhor desempenho do colaborador, além de valor agregado dentro de uma indústria, seja de pequeno, médio ou grande porte. Esse valor trata do capital intelectual desenvolvido por cada colaborador durante o dia a dia de trabalho, com a disseminação dos conhecimentos, das habilidades e das competências. Através dele, as organizações conseguem alcançar resultados produtivos, positivos e muito eficazes.

 

Diversos artigos provam o quanto a valorização, o respeito e a preocupação com os colaboradores, principalmente aqueles que realizam as atividades dentro do ambiente fabril, refletem diretamente no comprometimento, na concentração, no desempenho, na produtividade, na inovação e nos resultados de uma indústria.

 

Mesmo diante de tantas tecnologias para garantir a qualidade de trabalho do seu colaborador, ainda existem indústrias de diversos segmentos com processos e operações manuais. Em um processo de manipulação de sólidos a granel, podemos citar como exemplo:

 

- A movimentação por longas distâncias de sacos ou big bags através dos braços dos seus operadores e, em determinadas ocasiões, com o auxílio de caixas e carrinhos;

 

- A separação e pesagem de grandes quantidades de matérias-primas feita pelos operadores, onde, dependendo das características do material e suas particularidades, pode-se ter alto índice de geração de pó;

 

- A elevação manual ou por talhas elétricas de sacos e big bags por um, dois ou mais andares dentro do prédio fabril, com o risco da embalagem se soltar e causar algum tipo de impacto no piso zero ou acidente;

 

- A limpeza de filtro central manual, utilizando alguma ferramenta para gerar a vibração na manta dos filtros;

 

- A descarga de materiais armazenados em moega, onde o operador manipula o martelo batendo-o no cone da moega.

 

Estas são algumas das atividades de um processo que compromete a saúde e a segurança do operador e expõe a indústria a diversas perdas, tanto intelectuais quanto financeiras.

 

É possível garantir o conforto, segurança e progresso do colaborador da área fabril utilizando equipamentos que atendam as normas regulamentadoras de ergonomia e de segurança. Para alguns avaliadores de processos industriais, o valor do investimento inicial pode ser considerado alto, porém o payback da melhoria é rapidamente visto no desempenho operacional e nos resultados organizacionais, devido à produtividade e segurança oferecida.

 

Listamos alguns exemplos de como otimizar seus processos:

 

- A utilização de moegas receptoras de ensacados com sistema de filtragem incorporado garante a ausência de geração de pó no ambiente externo durante o recebimento de sacos;

 

- O uso de um descarregador de big bags com sistema de filtragem incorporado e massageadores pneumáticos, não gerando pó no ambiente externo e facilitando a manipulação do big bag durante a descarga do material;

 

- Um sistema de dosagem e pesagem automatiza e reduz o tempo do processo, possibilitando ao colaborador controlar e monitorar todas as opções de batches através de um painel de controle.

 

- Utilizar sistemas de transporte pneumático para manusear sólidos a granel em pequenas ou em grandes distâncias, evitando o desgaste do operador na movimentação de sacos e big bags.

 

- Aplicar um sistema de aeração Vibra-Jet, garantindo a fluidização de materiais armazenados em moegas, de forma pneumática e automática.

 

A tecnologia da Dynamic Air oferece a estas e outras soluções, a ergonomia e a segurança necessárias, não só para o operador, mas para o processo industrial por completo. Consulte um de nossos engenheiros e entenda todas as possibilidades para o seu cenário! Nossas soluções personalizadas já mudaram para melhor a realidade e os processos de empresas de diversos segmentos no Brasil.

 

Mariana Oliveira

Mariana Oliveira

Especialista em Aplicações