Home Blog Evite 5 problemas gerados pela falta de manutenção preventiva e garanta a produtividade da sua fábrica

Evite 5 problemas gerados pela falta de manutenção preventiva e garanta a produtividade da sua fábrica

Já é de conhecimento geral que a manutenção preventiva tem extrema importância para garantir a qualidade e a rotina de produtividade, ou seja, manter equipamentos em perfeito estado de funcionamento, não comprometendo a produção nem os lucros da empresa.

Infelizmente, sabemos que nem todos os gerentes adotam essa prática e acabam deixando esse trabalho de lado. Ações como a substituição de peças por outras não originais ou no tempo incorreto comprometem a produção e causam diversos problemas para a indústria.

Nesse artigo, citaremos 5 problemas causados pela falta de manutenção preventiva e quais suas consequências:

  1. Risco a segurança dos colaboradores

Sendo um dos fatores mais importantes, pois envolvem vidas, a segurança dos colaboradores pode estar em risco a partir do momento em que eles trabalham com equipamentos que não passam por manutenções regulares. A falta desse cuidado pode ocasionar explosões, sobrecargas elétricas, peças soltas e até mesmo contaminação.

  1. Aumento na demanda de trabalho e custos

Quando um equipamento quebra, toda a produção fica em risco, pois a qualidade e quantidade dos produtos entregues são prejudicados. Ao receber a manutenção corretiva, a demanda de trabalho precisar aumentar para atender o volume produtivo, o que só será possível aumentando a quantidade de horas extras dos colaboradores ou contratando mais integrantes para equipe, consequentemente afetando os custos.

  1. Redução da vida útil dos equipamentos

Equipamentos que não passam por manutenções preventivas apresentam problemas quando seu funcionamento está comprometido e desgastado. Grande parte das vezes, quando isso acontece, é necessário que o equipamento seja substituído por um novo, reduzindo sua vida útil pela metade.

  1. Comprometimento da qualidade dos produtos fabricados

Equipamentos que não funcionam corretamente não garantem a qualidade do produto entregue, ocasionando problemas de produção e perda de material, descartado por problemas na qualidade, gerando alto custo para a empresa e aumentando consideravelmente o valor final do produto produzido.

  1. Aumento de custos

Trata-se de um problema que a maioria das empresas não querem ter e tentam reduzir ao máximo possível. Todos os problemas citados anteriormente geram aumento de custos.

Perda de produção, troca de equipamentos, acidentes, aumento de carga horária ou novas contratações, são causas consideráveis. Manutenções preventivas e bem organizadas reduzem esses problemas e, como consequência, os custos para a empresa.

A Dynamic Air possui um Plano de Manutenção Preventiva que é oferecido aos clientes e parceiros, onde técnicos especialistas verificam seus equipamentos, ministrando treinamentos e promovendo a manutenção preventiva junto com a equipe do cliente.

Além dos pontos positivos citados, como a redução dos tempos de paradas de produção, custos e mão de obra, o Plano de Manutenção Preventiva da Dynamic Air oferece outros benefícios, como descontos em peças originais e em horas técnicas, além de uma equipe sempre pronta e disponível para atendimentos emergenciais e resolução de dúvidas com relação ao funcionamento dos equipamentos que compõem o Sistema de Transporte Pneumático Dynamic Air.

Entre em contato com nossa equipe de Pós Vendas Dynamic Air e conheça mais sobre todos os benefícios do Plano de Manutenção Preventiva.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Entre em contato