Home Blog Fase densa: Entenda melhor o conceito

Fase densa: Entenda melhor o conceito

Estando presente em quase todas as indústrias, o manuseio de sólidos requer um sistema de transporte de qualidade e que atenda às necessidades de cada material. Quando falamos sobre uma situação ideal, os sistemas pneumáticos são os mais indicados e entre os conceitos disponíveis, hoje falaremos sobre a fase densa.

Nessa modalidade, a relação é de 10% ar e 90% produto, entregando uma alta taxa de transferência em baixa velocidade. Isso explica sua utilização para produtos abrasivos e frágeis, que sofrem menor degradação, geração de finos, desgaste e podem ser transferidos por longas distâncias.

Os materiais com baixa granulometria e aspecto geométrico regular oferecem uma maior resistência na linha, não permitindo que o ar passe pelas partículas, logo, possuem uma melhor transportabilidade. Isso se relaciona diretamente à quantidade de ar a ser utilizada nas linhas, Kg/m³ de ar.

De maneira geral, os itens mais comuns no transporte pneumático são os pós finos com alta característica de retenção de ar, se mantendo fluidos como na natureza, mesmo não estando sendo fluidizados ativamente, ou os sólidos granulares com alto grau de permeabilidade.

Alguns dos exemplos mais comuns são:

-sílica

-areia

-cinzas

-resinas

Compostos basicamente por um vaso de pressão e tubulação, os sistemas iniciam o transporte com o vaso cheio e as válvulas de entrada e de respiro fechadas, com ar comprimido injetado no recipiente. A força do ar desloca o material para a linha de transporte até o destino.

O fornecimento de ar é interrompido quando o transportador e a linha estão vazios e nesse momento, o vaso é recarregado. Este ciclo se repete até a transferência total do material.

Para que a velocidade seja mantida, superando a resistência na tubulação, injetores de ar suplementares podem ser posicionados ao longo da linha, permitindo o transporte em longas distâncias e evitando que ocorram entupimentos na tubulação, além de favorecer o reinício do transporte fase densa, que para com as linhas cheias.

Entre os 16 conceitos disponíveis na Dynamic Air, os 3 mais utilizados na indústria são:

-HDP 3000: Conceito Fase Densa Convencional 

-HDP 4000: Conceito Fase Densa Linha Cheia 

- HDP 5000: Conceito Fase Densa Linha Cheia Contínuo

Recomendadas à todas indústrias que manuseiem sólidos secos, independente da maneira de recebimento e necessidades do processo, as soluções Dynamic Air atendem as mais diversas peculiaridades e objetivos. Entre em contato com nossos engenheiros.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas