Home Blog Fluidez dos materiais a granel

Fluidez dos materiais a granel

Alguns materiais apresentam dificuldades no manuseio devido a baixa fluidez característica. Afinal, é comum que esses produtos se compactem em moegas ou silos, prejudicando o fluxo do processo. Para resolver esse inconveniente, algumas empresas utilizam métodos pouco recomendáveis: batem nos equipamentos a fim de fazer o produto escoar. Essa prática danifica os equipamentos e acentua a dificuldade de escoamento do material.

A melhor forma para resolver esse problema é utilizar o sistema de aeração Vibra-Jet™, dispomos de diversos modelos para atender as necessidades do cliente, em destaque o Vibra- Jet™ modelo K que atende boa parte das aplicações.


O sistema de aeração Vibra-Jet™ tem custo baixo e pode ser utilizado em praticamente todos os segmentos da indústria que manuseiam sólidos secos. É de fácil instalação em equipamentos que recebem esses materiais de baixa fluidez.


Sistema de aeração Vibra-Jet™: eficiência de escoamento

O sistema de aeração Vibra-Jet™ permite o ajuste do volume de ar necessário para atingir a eficiência de escoamento que se espera para cada tipo de material. “Quando posicionado no cone de descarga de um silo ou moega, o aerador movimenta o produto e reduz a aderência nas paredes”, afirma o Gerente de Assistência Técnica e Pós-Venda da Dynamic Air, Marcelo Mathielo.


Mathielo conta que o ar comprimido é injetado se espalhando em 360° da área de atuação de cada Vibra-Jet™, o cone de borracha “abre” e permite a passagem do ar, direcionando-o para a superfície que o produto está em contato. Ao término da injeção, o cone de borracha volta para a posição de descanso, impedindo o retorno de material.

 

Leia mais:

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air