Home Blog Fluidez e Escoamento de Pós: não deixe esta etapa atrapalhar seu processo

Fluidez e Escoamento de Pós: não deixe esta etapa atrapalhar seu processo

Para garantir uma alta eficiência no seu processo, é importante que todas as etapas funcionem perfeitamente, não ocorrendo atrasos por perda de tempo. A fluidez e o escoamento do produto parecem ser pontos simples e naturais, mas muitas vezes tornam-se um desafio.

 

Nos processos industriais, diversos tipos de materiais ficam armazenados em silos ou moegas por horas, dias ou até semanas, dependendo do processo de cada indústria. Ao falar no armazenamento de pós, abrimos uma gama de possibilidades e aplicações destes produtos, pois podem ser manuseados em todos os tipos de processos e em praticamente todos os segmentos industriais, sendo um tipo de material importante, mesmo com características críticas de manuseio em alguns casos.

 

                Cada pó tende a ter um comportamento específico quando armazenado ou aplicado em um processo. Existem dois índices que determinam o quanto o material é fluído e escoável: Flowability (Fluidabilidade) e Floodability (Inundabilidade).

 

                - Flowability é o índice que determina o quanto o material é fluído, ou seja, a sua capacidade de escoamento por gravidade sem a ajuda de equipamentos ou componentes externos.

 

             - Floodability é o índice que determina o quanto o material é inundável, ou seja, sua capacidade de inundar ou preencher o local no qual foi descarregado.

 

              Esses dois índices são obtidos através de dez análises realizadas no material, desenvolvidas por Ralph L. Carr, conhecidas como Índices Carr.

 

             Devido a essas duas características únicas, alguns pós tendem a compactar dentro do silo ou moega, não escoando quando necessário, criando pontes e até mesmo buracos no próprio produto.

 

                Indiferentemente das particularidades de comportamento, em um fluxo de processo, o ideal é que o produto escoe e flua com a maior facilidade e velocidade possível. Isso pode parecer fácil, mas em algumas ocasiões torna-se uma parte problemática e onerosa.

 

Como obter a melhor solução para fluidez e escoamento de pós?

 

                A Dynamic Air possui uma solução única para este tipo de situação: os aeradores de silos e moegas Vibra-Jet®. Esse equipamento possui tecnologia desenvolvida especialmente para fazer com que o material flua pela descarga do silo sem que seja necessário algum tipo de interferência humana no seu processo, evitando perda de produtividade e de material, danos nos equipamentos, entre outros fatores que impactam negativamente na eficiência e no custo.

 

                Cuidadosamente calculados e dimensionados para cada moega ou silo, os sistemas de aeração Vibra-Jet® atuam de forma sequencial, circular e paralelo às paredes. Quando recebido um sinal, o ar é injetado na parede do cone fazendo com que o material se desprenda e se movimente, diminuindo o atrito. O ar passa entre as partículas, fluidizando-as e fazendo com que o produto armazenado escoe e flua com facilidade, em um processo simples, rápido e automatizado.

 

Mais algumas vantagens dos aeradores Vibra-Jet®:

  • Autolimpante;
  • Resistente à corrosão;
  • Baixa manutenção;
  • Tripla vedação.

 

                Uma simples e econômica solução, porém, que exige tecnologia aplicada e enorme conhecimento no manuseio de sólidos. Essa é uma das soluções que a Dynamic Air oferece para a melhoria do seu processo, tornando-o mais eficiente e produtivo.

 

Entre em contato com um dos nossos engenheiros e solicite um orçamento.

 

Fernando Canton

Fernando Canton

Especialista em Aplicações