Home Blog Hermeticidade e Segurança: Protegendo a Indústria Alimentícia

Hermeticidade e Segurança: Protegendo a Indústria Alimentícia

A contaminação de alimentos é um tema bastante delicado, que representa um problema real e sério na indústria – e com bom motivo. Alguns estudos, como um produzido pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE), trazem uma realidade preocupante: nele, marcas populares de café e de farinha de trigo apresentaram dados alarmantes, como a presença de ácaros, pelos de insetos e de roedores nos produtos.

 

Na busca por manter a eficiência operacional, muitas fábricas investem em equipamentos aquém do ideal para sua atividade, como sistemas mecânicos de manuseio de sólidos, os quais propiciam, justamente, os problemas detectados no teste acima. Uma das soluções para evitar um problema grave como este é utilizar um sistema de transporte pneumático, que é totalmente hermético, na linha de produção da indústria.

 

Este tipo de sistema transporta pneumaticamente: café, farinha de trigo e açúcar, entre outros insumos da indústria alimentícia com eficiência, enquanto reduz as chances de contaminação, pois não permite o contato do produto com o ambiente. Isso é essencial para o setor, que precisa garantir máxima qualidade no produto para ganhar a confiança do consumidor e, mais do que isso, não colocar sua saúde em risco.

 

Além do cuidado com a contaminação, esses produtos também demandam uma atenção especial quanto à quebra de partículas e, consequentemente, criação de particulado: cenário que aumenta os riscos de explosão. Muitos produtos, como o açúcar, têm potencial explosivo o que faz com que seu manuseio em sistemas de roscas e esteiras, por exemplo, seja potencialmente perigoso para a planta e seus operários. Em comparação, por ser hermético, o sistema pneumático, aliado à regulagem ideal para o transporte desses materiais evita essa situação, mantendo a segurança do ambiente.

 

Os ganhos para uma indústria do setor açucareiro, ao optar por trocar seu sistema de transporte mecânico pelo pneumático, traz mais segurança em relação à contaminação. Além disso, o sistema mecânico tende a causar mais paradas nas produções e gerar manutenção com altos custos, degradação do produto e perda excessiva de materiais. Comparativamente, com o sistema pneumático a fábrica pode contar com um transporte mais eficiente e seguro do silo principal a diferentes destinos na cadeia de produção, sem umidade, higiênico e tendo como característica fundamental a integridade do produto. E este tipo de benefício também pode ser aplicado a produtores de achocolatado, farinhas, cereais e muitos outros.

 

Assim, para as indústrias que têm a pureza do produto como um valor central e que prezam pela segurança, o transporte pneumático é um aliado poderoso, que deve ser considerado como opção para elevar o nível da produção.

 

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos Especialistas