Home Blog Manuseio de pós e grãos com potencial explosivo: tudo que você precisa saber

Manuseio de pós e grãos com potencial explosivo: tudo que você precisa saber

Manusear materiais com características explosivas requer grande atenção. A preocupação com esses processos vem crescendo e a tecnologia aplicada neles também, com a implantação de sistemas e equipamentos adequados as áreas classificadas, evitando ignição em qualquer forma e, assim, acidentes e explosões.

Normas

Existem normas que definem os pontos para o monitoramento e manuseio seguro de equipamentos elétricos, além de sua certificação por laboratórios internacionais, ou, no caso do Brasil, pelo INMETRO.

A maioria das indústrias brasileiras possui projetos e equipamentos americanos em suas plantas, seguindo as normas NEC – National Electrical Code e a NFPA – National Fire Protection Association. Isso pode ser um problema, pois é necessário o certificado brasileiro INMETRO. Além disso, em nosso país, atualmente são seguidas as normas ABNT, IEC e ATEX - Atmospheres Explosives.

 

Entendendo o risco de Explosão

Para ocorrer uma explosão, existem 5 fatores simultâneos necessários: confinamento, dispersão, combustível, fonte de ignição e oxigênio. Adotando medidas que anulem esses pontos, é possível impedir que esses acidentes ocorram.

A suspensão de poeira no ar é um dos fatores críticos de combustível. Por serem partículas finas, inflamam rapidamente, aumentando a pressão. Quando a mesma está confinada, gera uma condição ideal para explosões.

O acúmulo de material em superfícies também é um perigo, pois gera uma série de explosões secundárias uma vez que o fogo estará se espalhando pelas partículas suspensas.

Sempre que materiais são movimentados, uma poeira potencialmente explosiva é gerada. Como exemplo, no armazenamento em silos verticais, os produtos geram uma poeira suspensa ao cair, que está misturada ao oxigênio, criando dois pontos do “Pentágono de Explosão”. Na maioria dos casos, materiais orgânicos possuem maior potencial inflamável, como milho, açúcar e madeira, mas alguns sólidos inorgânicos, quando em forma de pó, se tornam mais perigosos, como é o caso do alumínio.

Equipamentos mecânicos, por possuir partículas móveis, geram atrito e através do seu aquecimento, podem criar partículas, se tornando uma fonte de ignição. Além disso, eles não são herméticos, permitindo o vazamento de materiais com frequência e aumentando a área de classificação de risco.

 

Como evitar explosões em sua indústria

Para minimizar os riscos e garantir a segurança em sua planta, é fundamental manter uma rotina de limpeza intensa, planos de inspeção e manutenção, além de contar com os equipamentos corretos e dentro dos padrões estabelecidos.

Trabalhar com transporte pneumático, especificamente em linha cheia, é a melhor alternativa nesses casos. A hermeticidade dos sistemas garante que não ocorrerão vazamentos, anulando a suspensão de poeira, tanto no ar como dentro dos equipamentos, pela condição de manter as linhas cheias, logo, deixando o ambiente como uma área desclassificada. Em adição, os equipamentos atendem à norma NR13 e são robustos o suficiente para conter possíveis explosões.

Se você manuseia materiais com potencial explosivo, entre em contato com nossos engenheiros e entenda como pode garantir a segurança em sua fábrica.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas