Home Blog Segurança e Eficiência na movimentação de Pós e Grãos

Segurança e Eficiência na movimentação de Pós e Grãos

Nas indústrias, devido ao aumento de demanda, muitas vezes é necessário aumentar a capacidade produtiva. Dessa forma, muitos processos precisam ser melhorados e automatizados. Durante a fabricação de determinado produto, frequentemente existe a necessidade de movimentação de materiais sólidos em pó ou em grãos a partir de um ponto da fábrica até um destino.

Muitas empresas ainda optam por realizar a movimentação manual de seus produtos. Com o auxílio de caçambas, carrinhos, caixas metálicas e outros mecanismos manuais, os materiais são movimentados diversas vezes dentro de um processo produtivo. Embora esse seja um método de baixo custo em uma primeira análise, diversas desvantagens estão associadas a essa escolha. Pensando em ergonomia, por exemplo, os operadores responsáveis por alimentar esses mecanismos estão sujeitos a problemas na coluna, lesões por esforço repetitivo, entre outras questões ergonômicas. Somado a isso, a produtividade desse tipo de transporte é baixa, pois está limitada de acordo com a quantidade de operadores no processo e associada a inevitável perda de material. Ao passar do tempo, o custo com esse tipo de transporte tende a aumentar.

Outra maneira encontrada pelas indústrias na movimentação de pós e grãos é o elevador de canecas e as esteiras transportadoras. Para serem aplicados, esses métodos de movimentação dependem do layout da fábrica e tendem a gerar elevados custos de manutenção. Também, pelo fato de não ser hermético, a perda de material e o risco de contaminação são elevados.

Várias indústrias utilizam outra alternativa de transporte de sólidos, o pneumático. O transporte pneumático consiste na movimentação automatizada de partículas sólidas (pós e grãos) impulsionadas por ar comprimido ou succionadas por vácuo através de tubulações de aço de maneira hermética. Esse tipo de movimentação oferece segurança e confiabilidade, visto que o material não entra em contato com o operador nem com o ambiente externo, podendo ainda ser movimentado em grandes quantidades através de amplas distâncias sem perda de material, aumentando a produtividade e eficiência do processo.

Aplicados em diversos segmentos industriais, como farmacêutico, alimentício, químico e de mineração, para os mais distintos materiais existentes, como areia, negro de fumo, açúcar, cereais e cimento, os sistemas de transporte pneumático fornecem de forma prática, eficiente e segura, a transferência de pós e grãos entre as etapas de um processo produtivo. Tudo isso com excelente confiabilidade operacional e baixo custo de manutenção.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air