Home Blog Negro de Fumo: manuseio de forma confiável

Negro de Fumo: manuseio de forma confiável

Um dos maiores consumidores de borracha para fabricação de pneus, tanto para veículos leves como de carga, o Brasil utiliza grandes quantidades de Negro de Fumo, um elemento importante para essa produção.

Produzido pela combustão incompleta ou decomposição térmica de hidrocarbonetos líquidos ou gasosos, o negro de fumo tem forma de partículas quase esféricas, com cor preta. Na maior parte dos casos, é um pó muito fino aplicado em tintas, borrachas, plásticos e demais materiais.

Corriqueiramente, o transporte desse produto vem sendo feito em sistemas mecânicos, como roscas transportadoras, elevadores de caneca, correias, entre outros. Porém, esses processos encontram inúmeros problemas, seja pelo baixo número de aplicações e flexibilidade como pela falta de sucesso no transporte devido às características do produto.

Por conta de sua forma fina, o manuseio incorreto gera muita poeira, nociva ao meio ambiente e à saúde humana, além de diversos problemas, tanto para o produtor como para os clientes. Alguns dos pontos preocupantes no transporte são a degradação do produto, o vazamento de materiais no meio fabril, o desgaste do equipamento e a pouca flexibilidade do processo.

Para solucionar essas questões, é preciso contar com a aplicação de tecnologias como sistemas de transporte pneumático, onde o transporte é completamente hermético, detendo tanto a contaminação cruzada quanto do ambiente, além de contar com parceiros capazes de analisar o comportamento do material dentro do processo que será realizado, garantindo que o manuseio aconteça da melhor maneira possível.

Para beneficiar o seu processo industrial como um todo, diminuindo a degradação, segregação, detendo a contaminação e garantindo a hermeticidade da sua planta, entre em contato com nossos especialistas.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas