Home Blog Novo Acidente Reacende o Debate Sobre o Perigo das Esteiras para o Manuseio de Sólidos

Novo Acidente Reacende o Debate Sobre o Perigo das Esteiras para o Manuseio de Sólidos

Incêndio em planta de cimento no Colorado, EUA, ilustra o problema da aplicação de esteiras em ambientes inadequados

 

No dia 21 de janeiro, a planta Peak Ready Mix, na cidade de Steamboat Springs, no Colorado, EUA, se juntou a uma triste lista: incêndios ocasionados por problemas com a esteira de transporte. Segundo o corpo de bombeiros do local, o fogo se iniciou em uma das torres de processamento e causou graves danos à fábrica; ainda não há certeza se ela terá condições de voltar a operar.

 

Acidentes como este não são incomuns e, frequentemente, acontecem por razões semelhantes, como acúmulo de resíduos nas engrenagens e rolamentos das esteiras que, por conta do calor e do atrito, atingem altas temperaturas e podem entrar em ignição. Assim, o uso deste tipo de sistema para transporte de materiais com potencial explosivo, assim como aqueles que tendem a liberar muitas partículas, não é recomendado, na medida em que podem gerar acidentes graves como este registrado nos EUA.

 

A solução, portanto, é a adoção de um sistema hermético, sem partes móveis e que previne a liberação de resíduos na linha de produção, como é o caso de soluções pneumáticas de transporte; neste caso de Peak Ready, a opção por um sistema assim teria, efetivamente, evitado o acidente. Os sistemas pneumáticos são recomendados principalmente para manuseio de materiais com risco de incêndio e explosão, assim como aqueles que podem liberar partículas tóxicas e prejudiciais para os operários que lidam com elas na linha de produção.

 

Por serem herméticos e contarem com filtros, os sistemas pneumáticos não permitem que haja emissão de gases ou material no ambiente; similarmente, por não terem partes móveis, não há risco de elevação de temperatura em engrenagens e motores, minimizando qualquer risco de incidentes como este no Colorado. Isso se traduz em segurança para os operários e garantia de continuidade operacional para a planta, razões mais que suficientes para justificar o investimento neste tipo de tecnologia.

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e veja como as soluções de transporte pneumático de sólidos da Dynamic Air, referência mundial no segmento, podem trazer não só mais performance, mas também segurança para sua indústria.

 

 

Dynamic

Dynamic

fale com nossos epecialistas