Home Blog Papel e Celulose: a contribuição do transporte pneumático nesta indústria

Papel e Celulose: a contribuição do transporte pneumático nesta indústria

Apesar da forte digitalização mundial, a indústria de papel e celulose segue com um crescimento estável nos últimos anos. Veja como ela pode se beneficiar do sistema de transporte pneumático de sólidos.

O setor de celulose continua forte, com produção considerável, mesmo com os efeitos da pandemia e com o franco processo de transformação digital ocorrendo em todo o mundo. Assim, investimentos em otimização e produtividade podem ser interessantes para as fábricas do setor; a começar pelos sistemas de transporte de sólidos dentro da linha de produção.

Não sendo um setor com ampla regulamentação sanitária e certo grau de flexibilidade em termos de especificação de produto, muitas plantas são equipadas com sistemas mecânicos, mais baratos e comuns. O menor investimento inicial pode representar um atrativo que, em médio e longo prazos, não trazem o retorno que poderia ser esperado de um sistema pneumático. Os seguintes fatores devem ser considerados:

  • Mais agilidade no transporte

O primeiro grande ponto está relacionado à capacidade de transporte de volumes maiores de material em um determinado intervalo de tempo, quando comparado com os sistemas mecânicos. Os diversos sólidos envolvidos na criação de papel e celulose podem ser mais eficazmente distribuídos por meio de uma solução de transporte pneumático, o que traz maior produtividade para  o negócio.

  • Menos manutenção

Com menos partes móveis, estas soluções estão menos sujeitas a quebras e paradas não-programadas. Isso gera menos custos tanto em manutenção quanto em perda de produtividade, potencialmente gerando grandes economias para a planta.

  • Mais precisão

Os sistemas pneumáticos são capazes de maior precisão na dosagem e na composição dos insumos presentes no papel e na celulose, o que permite às indústrias um maior grau de qualidade, além de mais opções de produtos a serem oferecidos ao mercado.

  • Mais adaptabilidade

Para a realização de retrofits e expansões, o sistema pneumático é muito mais flexível e capaz de ser adaptado a uma grande variedade de ambientes, com mínima necessidade de reformas. Isso gera menos despesas para as fábricas que buscam otimizar e atualizar sua linha produtiva.

  • Menos emissões de partículas no ambiente

Por serem herméticos, os sistemas pneumáticos não emitem partículas no ambiente da fábrica, contribuindo para mais organização e limpeza do local de trabalho, além de maior sustentabilidade da planta.

Para este mercado, estes diferenciais fazem do investimento em soluções pneumáticas de transporte algo recomendável, com possibilidade de ganhos reais em qualidade, confiabilidade e produção.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air