Home Blog Você sabe a diferença entre "Pressão" e "Vazão" ao utilizar ar comprimido?

Você sabe a diferença entre "Pressão" e "Vazão" ao utilizar ar comprimido?

 

O ar comprimido pode nos confundir em algumas ocasiões. Por exemplo, quando a pressão de ar no Sistema de Transporte Pneumático está baixa, o que realmente está faltando, pressão ou a vazão?

Algumas pessoas podem dizer que aumentando a pressão do ar comprimido se resolve o problema no Sistema de Transporte Pneumático, mas isso pode ser um equívoco e explico porquê. 

Existe uma relação entre pressão e vazão, porém temos que considerá-las como grandezas diferentes, e o pessoal de campo e engenharia devem ter pleno conhecimento desse assunto para que tomem ações corretas e não danifiquem nem o sistema nem a matéria prima que está sendo transportada.

No caso da utilização de ar comprimido em um Sistema de Transporte Pneumático, pressão é a força exercida pelo ar comprimido em uma determinada área. A pressão pode ser medida em Bar, PSI, Kgf/cm², entre outras. Já a vazão é o volume que passa por um ponto em um determinado tempo. Podemos medir a vazão em m³/h, m³/s, l/s, entre outros.

Como foi dito anteriormente, existe uma relação entre pressão e vazão, e por isso, não é possível atingir uma determinada pressão em um Sistema de Transporte Pneumático somente ligando a rede de ar comprimido a um compressor, ou seja, não é possível atingir uma pressão de 8 Bar no sistema somente ligando-se um compressor de 8 Bar a ele.

Para aumentar a pressão, é necessário que a vazão de ar comprimido consumido seja menor que a vazão de ar comprimido fornecido. Dessa forma, podemos dizer que a pressão de um sistema é o resultado da diferença entre a vazão de ar produzida pela vazão de ar consumida.

O exemplo abaixo deixa bem claro a relação entre vazão e pressão.

Imagine uma boia com um furo. Só será possível encher a boia (aumentar a pressão interna) se a vazão de ar que entra na boia for maior do que a vazão de ar que sai pelo furo.

Dessa forma, se um Sistema de Transporte Pneumático for trabalhado com uma pressão baixa, a real necessidade é do aumento de vazão de ar e não da pressão. 

É necessário tomar cuidado com esses conceitos, principalmente em um Sistema de Transporte Pneumático. Uma pequena alteração errada pode ocasionar em prejuízos enormes, tanto com equipamentos e peças como também com a qualidade do material que está sendo transportado.

Caso tenha alguma dúvida com relação a correta utilização do ar comprimido em Sistemas de Transporte Pneumático, entre em contato com a Dynamic Air para ser orientado por um de nossos especialistas. 

 

Daniel Brandão Nichele

Daniel Brandão Nichele

Gerente de produto