Home Blog "Pressão" e "Vazão": qual a diferença entre esses conceitos?

"Pressão" e "Vazão": qual a diferença entre esses conceitos?

Pressão e Vazão, apesar da sua relação, devem ser consideradas como grandezas diferentes e o entendimento desse conceito pelas equipes de operação e engenheiros é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas e para tomadas de decisão assertivas.

Você sabe, por exemplo, se quando a pressão de ar em um sistema está baixa, está faltando vazão ou pressão? Muitos acreditam que aumentar a pressão é o necessário nessa situação, mas isso é um equívoco.

Para entender melhor esses conceitos, caracterizamos vazão como volume que passa por um determinado ponto em um período de tempo, sendo medido em m³/h, m³/s, l/s, enquanto a pressão é a força exercida pelo ar comprimido em uma área, podendo ser medida em Bar, PSI, Kgf/cm², etc.

Dentro de um sistema de transporte pneumático, é necessário existir uma relação entre ambos para atingir os resultados necessários, pois a pressão é o resultado da diferença entre vazão de ar produzida pela vazão de ar consumida.

Para ficar mais claro, imagine uma boia com um pequeno furo. Para enchê-la (aumentar pressão interna), a vazão de ar que entra (fornecida) deve ser maior que a vazão de ar que sai (consumida).

O correto entendimento e aplicação deste conceito é imprescindível para o bom funcionamento, evitando prejuízos e garantindo que o material será transportado de maneira correta.

Nossa equipe está habituada a questões e disponível para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco e seja orientado por nossos especialistas.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air