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O sistema de transporte pneumático é essencial para transferir matérias-primas nas indústrias que precisam manusear sólidos. Já falamos anteriormente aqui, em nosso blog, sobre quais são as características e peculiaridades a serem levadas em consideração na hora de escolher um sistema desse tipo. Hoje vamos falar sobre os princípios fundamentais do transporte pneumático, com destaque para o conceito da fase densa.
No conceito fase densa, a relação ar/material é 90% material e 10% ar, ou seja, alta taxa de transferência do material em baixa velocidade. Este conceito é ideal para materiais frágeis e abrasivos, os quais poderão ser transportados a longas distâncias, com menor degradação, menor geração de finos e menor desgaste das partes em contato com o material.
Materiais que apresentam melhor transportabilidade são aqueles que oferecem maior resistência na linha de transporte, ou seja, com baixa granulometria e aspecto geométrico regular, o inverso permite que o ar passe por entre o material, diminuindo a eficiência. Essa está relacionada à quantidade de ar utilizado para transportar uma determinada quantidade de material, em linhas gerais Kg/m³ de ar.
Alguns sólidos a granel são mais indicados para o conceito fase densa. Geralmente, são pós finos com excelentes características de retenção de ar ou sólidos granulares com alto grau de permeabilidade. No caso de pós finos, eles permanecem fluidos como na natureza por um longo tempo, mesmo que o material não esteja sendo fluidizado ativamente.
Os produtos geralmente manipulados por esse tipo de fase são a sílica, a areia, cinzas volantes, barrilha densa, negro de fumo, sorbitol, dextrose, açúcar e resinas, por exemplo. Existem outros que podem ser transportados nesta fase, porém aqui apontamos os mais comuns.
O sistema fase densa é composto basicamente por vaso de pressão e tubulação. Quando o vaso está cheio, a válvula de entrada de material e a válvula de respiro estão fechadas e o ar comprimido é injetado no recipiente. A força do ar comprimido desloca o material do vaso de pressão para a linha de transporte até chegar no destino.
Quando o transportador e a linha de transporte estão vazias, o ar comprimido fornecido é interrompido e o transportador é recarregado. Este ciclo continua até que todo o material necessário para o processo tenha sido transferido.
Para superar a resistência na tubulação de transporte, injetores de ar suplementares podem estar localizados ao longo da linha de transporte. Esses injetores fornecem ar adicional para ajudar a manter a velocidade, transferindo material por longas distâncias e evitando o entupimento da tubulação.
Eles também favorecem o reinício do processo de transporte em sistemas de fase densa, que param sempre com a linha cheia.
A Dynamic Air dispõe de 16 conceitos de transporte pneumático e os mais utilizados na indústria são:
HDP 3000 – Conceito Fase Densa Convencional – Sistema de média a alta pressão e média a baixa velocidade. Utilizado para materiais de média a alta densidade, abrasividade e materiais sensíveis e frágeis.
HDP 4000 - Conceito Fase Densa Linha Cheia - Sistema de média a alta pressão e média a baixa velocidade. Utilizado para longas distâncias e materiais com densidade de média a alta, abrasividade e materiais sensíveis e frágeis.
HDP 5000 - Conceito Fase Densa Linha Cheia Contínuo - Sistema de média a alta pressão e média a baixa velocidade. Conceito com dois ou mais vasos de pressão funcionando alternadamente e utilizado para longas distâncias e materiais de média a alta densidade, abrasividade e materiais sensíveis e frágeis.
Conceito Convencional e Linha Cheia
O conceito convencional é utilizado para materiais de média a alta densidade e abrasividade média a elevada, assim como para materiais sensíveis ao calor ou frágeis.
O conceito linha cheia é utilizado para materiais de média a alta densidade e média a elevada abrasividade, assim como para materiais sensíveis ao calor ou muito frágeis. Geralmente utilizado para o transporte a longas distâncias.
As soluções da Dynamic Air são recomendadas para todas as indústrias que utilizam qualquer tipo de sólido seco, sejam eles recebidos em sacos, big bag ou carretas pressurizáveis, processos desde o descarregamento do material até a transferência para silos de armazenamento e moegas de alimentação, entre outras.
Desenvolvimento e fabricação de componentes e sistemas personalizados de transporte pneumático de sólidos secos a granel para processamento industrial.
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