Home Blog Princípios fundamentais do transporte pneumático: fase diluída

Princípios fundamentais do transporte pneumático: fase diluída

O transporte pneumático de sólidos é bastante comum nas indústrias do mundo todo e apesar de ter dois conceitos distintos - a fase densa e a fase diluída. E essa que vamos falar hoje consiste, basicamente, na movimentação de matéria-prima dentro de uma tubulação estanque através de ar comprimido.


Um dos principais detalhes de um sistema de transporte pneumático com alta eficiência é a necessidade de obter um ótimo equilíbrio de pressão: se há ar comprimido em excesso, a velocidade de transporte acaba sendo muito alta e o material corre risco de se quebrar. Com isso, há desgaste excessivo no sistema, um gasto alto de energia, além da exigência de alta manutenção e a redução da confiabilidade do equipamento.


A lógica contrária, a do ar comprimido insuficiente, também é negativa para o sistema. Isso porque a falta de ar comprimido cria uma relação de transporte muito baixa, o que traz a possibilidade de entupimento da linha.


A fase diluída utiliza sistemas de baixa pressão e alta ou média velocidade, ao contrário da fase densa e utiliza tanto pressão positiva como negativa (vácuo), para empurrar ou puxar os materiais através da linha de transporte. Ela possui uma elevada relação ar/material, o que cria a necessidade de avaliação constante para evitar a degradação excessiva do material.


Um exemplo interessante de transporte em fase diluída é o transporte de pó. O pó é diluído pelo ar, o que significa que a proporção (kg de produto / kg de ar) é baixa. O produto é transportado na forma de uma nuvem nos tubos de transporte.


As duas formas diferentes de pressão na fase diluída são:

  • Fase diluída de deslocamento positivo: A movimentação do material será por um soprador de deslocamento positivo no início da linha de transporte.
  • Fase diluída de deslocamento a vácuo: A movimentação do material na linha de transporte será por uma bomba de vácuo acoplado a um filtro / receptor no destino.


Atenção aos detalhes e confiança no seu parceiro especializado:

Este método usa altas velocidades de ar em baixas pressões. O volume e a velocidade do ar de transporte são suficientes para manter o material que está sendo transportado em suspensão. O material é transportado de forma contínua e não se acumula no fundo da linha de transporte em nenhum ponto.


Para o transporte de fase diluída, uma velocidade de transporte relativamente alta deve ser mantida. A velocidade típica dos sistemas de fase diluída está na faixa de 5.000 pés/min. a 8.000 pés/min. Não é uma velocidade constante, no entanto; há uma velocidade de início do transporte e uma velocidade terminal, bem como aceleração ao longo do comprimento da linha.


Isso tudo leva a considerar os prós e os contras:

Prós:

  • Como os sistemas de fase diluída são relativamente simples, os custos iniciais de investimento são mais econômicos em comparação com a fase densa.
  • Quase qualquer material pode ser transportado em fluxo de suspensão de fase diluída através de um uma tubulação de transporte, independentemente do tamanho, forma ou densidade da partícula.

Contras:

  • Há maior risco de degradação da matéria-prima por conta da alta velocidade.
  • O uso de fase diluída para produtos abrasivos resulta em desgaste da linha de transporte.
  • Consumo energético maior se comparado com a fase densa

Nesse sentido, é de extrema importância que sejam levados em consideração os apontamentos e indicações que seu fornecedor especializado irá fazer, a fim de lhe recomendar o melhor conceito a ser aplicado na sua indústria, pois a escolha depende de uma série de fatores, desde a distância de transporte, as características do produto e o resultado final que o cliente espera.


Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air