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O transporte pneumático de sólidos é bastante comum nas indústrias do mundo todo e apesar de ter dois conceitos distintos - a fase densa e a fase diluída. E essa que vamos falar hoje consiste, basicamente, na movimentação de matéria-prima dentro de uma tubulação estanque através de ar comprimido.
Um dos principais detalhes de um sistema de transporte pneumático com alta eficiência é a necessidade de obter um ótimo equilíbrio de pressão: se há ar comprimido em excesso, a velocidade de transporte acaba sendo muito alta e o material corre risco de se quebrar. Com isso, há desgaste excessivo no sistema, um gasto alto de energia, além da exigência de alta manutenção e a redução da confiabilidade do equipamento.
A lógica contrária, a do ar comprimido insuficiente, também é negativa para o sistema. Isso porque a falta de ar comprimido cria uma relação de transporte muito baixa, o que traz a possibilidade de entupimento da linha.
A fase diluída utiliza sistemas de baixa pressão e alta ou média velocidade, ao contrário da fase densa e utiliza tanto pressão positiva como negativa (vácuo), para empurrar ou puxar os materiais através da linha de transporte. Ela possui uma elevada relação ar/material, o que cria a necessidade de avaliação constante para evitar a degradação excessiva do material.
Um exemplo interessante de transporte em fase diluída é o transporte de pó. O pó é diluído pelo ar, o que significa que a proporção (kg de produto / kg de ar) é baixa. O produto é transportado na forma de uma nuvem nos tubos de transporte.
As duas formas diferentes de pressão na fase diluída são:
Este método usa altas velocidades de ar em baixas pressões. O volume e a velocidade do ar de transporte são suficientes para manter o material que está sendo transportado em suspensão. O material é transportado de forma contínua e não se acumula no fundo da linha de transporte em nenhum ponto.
Para o transporte de fase diluída, uma velocidade de transporte relativamente alta deve ser mantida. A velocidade típica dos sistemas de fase diluída está na faixa de 5.000 pés/min. a 8.000 pés/min. Não é uma velocidade constante, no entanto; há uma velocidade de início do transporte e uma velocidade terminal, bem como aceleração ao longo do comprimento da linha.
Isso tudo leva a considerar os prós e os contras:
Prós:
Contras:
Nesse sentido, é de extrema importância que sejam levados em consideração os apontamentos e indicações que seu fornecedor especializado irá fazer, a fim de lhe recomendar o melhor conceito a ser aplicado na sua indústria, pois a escolha depende de uma série de fatores, desde a distância de transporte, as características do produto e o resultado final que o cliente espera.
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