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Qualidade além do equipamento

Um bom fornecedor não pode se limitar a oferecer bons equipamentos: seu pós-venda deve ser capaz de acompanhar as demandas do cliente.

Mesmo os melhores e mais resilientes equipamentos, eventualmente, precisarão de manutenção. Substituições de peças e componentes fazem parte da rotina da indústria, e devem ser levadas em conta na hora de planejar suas operações – algo que todo mundo da área sabe. Contudo, mesmo com a obviedade da informação, muitas indústrias ainda fazem a aquisição de sistemas para o manuseio de sólidos sem considerar o pós-vendas, olhando essencialmente para preço e características técnicas na hora da escolha. Este reducionismo pode ser altamente impactante para as indústrias, quando surgir a necessidade de manutenção.

Ao selecionar empresas apenas com base em características técnicas do produto e em preço, os compradores desistem de avaliar a capacidade de seu fornecedor responder a imprevistos e a suprir as necessidades de peças de reposição de forma ágil. Na prática, isso pode representar tempos mais longos de inatividade em caso de quebras ou paradas não previstas, assim como menor flexibilidade no planejamento da manutenção da linha. Para as indústrias, essa imprevisibilidade e seu impacto na produção afetam diretamente sua rentabilidade e sua eficiência operacional, além de, potencialmente, comprometer a capacidade de cumprimento de prazos e metas de entrega.

A solução para isso, felizmente, é simples: avaliação criteriosa do fornecedor para além dos aspectos técnicos de equipamento. Confira alguns pontos que recomendamos avaliar:

  • Reputação: antes de optar, avalie o que o mercado diz em relação à confiabilidade do equipamento e do serviço prestado. Verifique as opiniões de clientes, analisando prazos, pontualidade, precisão e similares, para saber se o fornecedor realmente é capaz de suportar suas necessidades depois da instalação do sistema de transporte;
  • Estoque no país: muitos afirmam ter bom estoque de reposição, mas não mencionam onde fica o estoque. Peças que precisam ser importadas ficam sujeitas a imprevistos logísticos e alfandegários, muitas vezes fora do controle do fornecedor, expondo sua fábrica a problemas que seriam evitáveis com estoques locais;
  • Suporte experiente: verifique as condições e prazos de atendimento e o procedimento da equipe de suporte para lidar com imprevistos com seus equipamentos, avaliando se eles têm agilidade e experiência para identificar e solucionar rapidamente problemas de vários tipos.

Este cuidado na hora de definir seu fornecedor pode significar horas ou mesmo dias de produção preservados, além de melhor programação de sua manutenção e menos imprevistos em sua rotina operacional. Por isso, seja detalhista ao selecionar seu fornecedor de sistemas de transporte de sólidos e avalie tudo que ele pode fazer depois da venda.

 

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