Home Blog Risco de explosão: Como o transporte pneumático evita acidentes

Risco de explosão: Como o transporte pneumático evita acidentes

O transporte de insumos sólidos dos diversos segmentos industriais necessita de muito cuidado, avaliação e planejamento, uma vez que, estes materiais podem originar poeiras combustíveis, mesmo não sendo inflamáveis em condições normais. Produtos muito comuns nos processos fabris possuem potencial explosivo, como o açúcar, farinha de trigo, alumínio, bronze, carvão ativado, entre outros.

Para ocorrer um acidente com poeiras explosivas são necessários 5 elementos, o chamado “Pentágono do fogo”:

  • Fonte de Ignição (Calor);
  • Confinamento de poeiras;
  • Oxigênio (Oxidante);
  • Poeira combustível;
  • Dispersão de partículas de poeira.

 

A seguir, vamos elucidar as razões pelas quais o transporte pneumático garante um transporte seguro e eficiente para a sua indústria, eliminando estes elementos durante todo o processo.

Hermeticidade

O equipamento pneumático é hermético, ou seja, evita o contato dos insumos com o ar.

Além de impedir o contato com o oxigênio em si, consequentemente, o material estará blindado do contato de partículas externas e de vazamentos.

Sistema que não acumula partículas de poeiras

Este sistema ocorre por meio da fluidização, ou seja, o deslocamento do material é impulsionado por um fluido; no caso, das soluções da Dynamic Air, é utilizado ar comprimido.

Os especialistas executam esta etapa levando em consideração três variáveis essenciais: velocidade do fluido, volume e pressão. Sendo cada uma delas analisadas para que as intensidades sejam seguras e eficientes.

Como o material é deslocado por meio deste fluido, os insumos não são acumulados nos tubos de transporte.

Este processo garante segurança tanto para o material, que não é contaminado pelo contato humano, quanto para os próprios colaboradores, que não se expõem aos insumos potencialmente tóxicos, por exemplo no manuseio de inseticidas, produtos químicos entre outros.

Sistema de fácil higienização

É sabido que um dos elementos que pode ocasionar explosão é o acúmulo de poeiras explosivas e possíveis interações, desta forma, a higienização dos equipamentos merece atenção.

O sistema de transporte pneumático é flexível e não possui nível elevado de complexidade para ser higienizado.

Por conseguinte, o risco de acúmulo de poeiras explosivas é eliminado, tornando o processo seguro e eficiente.

Vale lembrar que a classificação de poeiras explosivas é realizada por meio da NFPA 654 (The National Fire Protection Association), sendo de grande valia o conhecimento e treinamento das equipes sobre normas e cuidados a serem seguidos ao tratar-se de materiais sólidos.

Depois de explicarmos quais são os elementos que causam explosões e demonstrarmos que os equipamentos pneumáticos os descartam do processo de transporte, não há razões para não adquiri-los para sua fábrica e torná-la segura.

Converse com nossos especialistas e descubra a melhor solução em equipamentos pneumáticos para sua indústria.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air