Home Blog Risco Real: Incêndio em Esteira de Transporte de Sólidos. Entenda o porque o Transporte Pneumático é mais seguro e eficiente

Risco Real: Incêndio em Esteira de Transporte de Sólidos. Entenda o porque o Transporte Pneumático é mais seguro e eficiente

No dia 24/10/2021, no Maranhão, uma esteira de transporte na torre de transferência de uma importante indústria da região pegou fogo. Este incidente vem se juntar a outros como o também recente incêndio em um equipamento similar na Vale, este em Salobo, no Pará. O alto índice de ocorrências desta natureza vem levando muitos especialistas a questionarem práticas de gestão e operação que podem estar facilitando este tipo de ocorrência.

O questionamento é embasado em um medo justificado, já que um princípio de incêndio em uma esteira pode rapidamente se alastrar para outras áreas da fábrica, tornando-se, potencialmente, um evento catastrófico para as pessoas e para o negócio como um todo. Assim, estes acontecimentos trágicos servem para ilustrar a importância de se contar com um equipamento adequado para o transporte de sólidos, além de se adotar práticas de manutenção condizentes com a natureza da atividade da fábrica.

Paradas programadas para manutenção, remoção regular de acúmulo de partículas das engrenagens e mecanismos e outras práticas são fundamentais para evitar a conjuntura de fatores que geram condições para incêndios. Contudo, algumas fábricas podem optar por uma abordagem diferente no manuseio de sólidos.

Em muitos casos envolvendo esteiras, os acidentes acontecem por acúmulo de resíduos em seus mecanismos e engrenagens, que acabam superaquecendo e levando à ignição de graxa e óleos presentes no maquinário. Em boa parte deles, a substituição de sistemas mecânicos por pneumáticos ajuda em diversos aspectos cruciais para a operação segura da fábrica:

  • Hermeticidade: sistemas pneumáticos são herméticos por natureza, portanto não deixam ocorrer emissão de partículas do material transportado no ambiente, o que contribui para a segurança, a saúde e a limpeza do ambiente.

  • Sem partes móveis: por trabalhar com base em fluxo de ar por meio de dutos, os sistemas pneumáticos de transporte não possuem engrenagens e rolamentos expostos, o que efetivamente elimina a chance de superaquecimento e explosão deste tipo de componente, ao contrário dos sistemas de correia, rosca e similares.

  • Preservação do material: por ter menos impactos, este tipo de solução tende a preservar mais a integridade do material, o que, além de contribuir para a qualidade do produto, ajuda a reduzir a formação de partículas.

  • Consistência operacional: suas características fazem com que esta solução seja mais resistente, requerendo menos manutenção e mantendo uma capacidade operacional maior, o que gera mais resultados para a sua indústria.

Diante disso, fica nítida a importância de um trabalho sério e planejado de manutenção; mais do que isso, estes casos mostram o quanto o investimento na solução certa de transporte de sólidos em sua planta pode ser determinante para sua operação e, mais ainda, para segurança de todos.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air