Home Blog Saiba quando trocar o filtro do seu sistema de transporte pneumático

Saiba quando trocar o filtro do seu sistema de transporte pneumático

Todo sistema de transporte pneumático utiliza ar para realizar o deslocamento de materiais sólidos de forma segura e hermética. O uso de filtros garante que nenhuma partícula interrompa ou contamine o processo, prolonga a sua vida útil dos equipamentos e também torna toda operação mais eficiente e econômica, pois mantém a pressão adequada em todos os pontos do sistema, como em moegas e silos, trazendo mais fluidez para toda produção.

Para eliminar os riscos de contaminação, a calibragem de uma unidade de filtragem é super importante, principalmente para indústrias dos setores alimentícios e farmacêutico, então devem ser verificadas e substituídas de tempos em tempos.

 

Veja por que, quando e com que frequência trocar o filtro do seu sistema de transporte pneumático

Por que substituir seu filtro

O filtro é um componente que faz parte do sistema pneumático e deve funcionar em ambientes extremos com variações constantes de pressão, temperatura e umidade. Todas essas variáveis causam o enfraquecimento de alguns elementos filtrantes da peça. Isso ocorre devido ao desgaste ocasionado pelo fluxo constante de partículas em alta velocidade ao longo do tempo.

Até o menor dos buracos, mesmo que seja microscópico, pode interferir na performance do seu sistema, pois o ar sob pressão encontra a linha de menor resistência para forçar sua saída - mudanças repentinas e significativas na pressão também podem causar esses rasgos instantâneos - que aumentam o risco de contaminação do material.

Quando substituir os filtros

A qualidade do ar em sistemas pneumáticos é regida por normas e graus de pureza. Esses dados e padrões geralmente são apontados pelos fabricantes nas especificações dos filtros acompanhados pelos períodos de manutenção e troca recomendados.

Outro motivo para troca de filtro, embora menos comum, ocorre devido a algum tipo de bloqueio ou entupimento realizado por partículas, gerando alteração na pressão do sistema e aumento do seu consumo de energia.

Com que frequência trocar os filtros

A manutenção regular e as peças de reposição são um custo insignificante em comparação ao prejuízo que pode ser ocasionado devido tempo de inatividade da produção e perda do material em casos de contaminação por algum tipo de quebra ou falha de componentes.

Ao trocar os filtros regularmente, seguindo as especificações do fabricante, os gestores garantem que o transporte pneumático seja realizado com eficiência e qualidade, minimizando ou até mesmo eliminando riscos de contaminação e garantindo a qualidade do ar em todo sistema.

Os filtros da Dynamic Air são produzidos no Brasil e possuem cartuchos de alto desempenho instalados, que contam com uma manutenção super simples e prática, além de serem projetados para a substituição periódica de cartuchos ou outros elementos filtrantes, o que garante uma excelente qualidade de ar comprimido - também podem ser equipados com válvula de descarga resistente a vácuo e porta de explosão.

Ao adquirir um sistema de transporte pneumático da Dynamic Air, sua indústria recebe além das documentações técnicas e manuais completos, todo o suporte necessário da nossa equipe de especialistas. Contamos também com um estoque local de peças originais sobressalentes, que deve ser adquirida para ficar no estoque do cliente, a fim de minimizar os impactos na operação de alguma situação de reparo - uma simples ação que pode evitar grandes dores de cabeça.

Quer conhecer mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com os nossos especialistas ou acesse o nosso site.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas