Home Blog Seu sistema de controle industrial é imune a falhas?

Seu sistema de controle industrial é imune a falhas?

Dynamic Air, em parceria com a Norte-Americana líder de mercado em automação, utiliza de plataformas que minimizam falhas humanas.

Sistemas automatizados são de grande importância para uma empresa ser competitiva dentro do modelo econômico atual, pois seus processos fabris precisam ser realizados de forma rápida e efetiva, tendo como objetivo a redução de tempo, matéria prima e custos operacionais. Mas tais sistemas de controle são programados por seres humanos, suscetíveis a erros e a esquecimentos. Como então ter certeza que a lógica de controle industrial é imune a falhas? Existe alguma condição que não foi prevista e pode causar um incidente ou acidente?

Recentemente, houve uma falha na lógica de controle de uma siderúrgica localizada no estado de Minas Gerais, onde a abertura não prevista de uma válvula de controle pelo PLC ocasionou uma explosão de um silo/ tanque, representando danos materiais e vários colaboradores feridos. Com sorte, o ocorrido não gerou nenhuma vitima fatal, porém prejudicou a imagem da empresa junto aos seus acionistas e clientes.

A grande maioria dos sistemas de controle, quando fornecidos por fabricantes de equipamentos, são testados em fábrica antes de serem colocados em operação, seja no próprio equipamento ou em gigas de testes. Quando instalados no cliente final, é possível que haja a necessidade de algumas alterações apontadas naquele momento e é ai que mora o perigo.

Alterações em campo (no cliente), se feitas sem as devidas precauções e tempo hábil para testes, aumentam as chances de uma ocorrência não prevista, caindo em uma condição que permite a abertura de uma válvula fora da sua sequência, ou da condição de segurança, por exemplo. O resultado disso pode ser catastrófico.

E se pudéssemos mitigar tal risco a quase zero, além de conseguir um ganho na qualidade das informações geradas e, principalmente, a padronização das lógicas de controle?

Contar com uma solução onde tal malha de controle foi testada inúmeras e exaustivas vezes por diversos especialistas ao redor do mundo, se torna uma oportunidade de ganhos em horas de engenharia para o fabricante de equipamentos e uma ótima oportunidade para o cliente obter mais dados para a sua indústria num mundo onde o chão de fábrica conectado está sendo o grande diferencial no mercado.

Uma empresa norte américa dedicou grandes esforços para gerar uma plataforma com esses e muitos outros recursos. Uma parte deles já existia em sistemas de controle distribuídos (DCS - Distributed Control System), porém com alto custo e viáveis apenas para grandes plantas.

Visando sistemas pequenos e até equipamentos, foi desenvolvida a plataforma PlantPAx, que atende desde plantas com milhares de pontos de controle até pequenos equipamentos, tudo isso adequado à empresa conectada.

A Dynamic Air LTDA firmou parceria com a norte americana Rockwell Automation, detentora da plataforma PlantPAx dentre outras, para proporcional ao seu cliente final um sistema robusto, livre de falhas e ainda com o ganho de estar preparado para a indústria conectada, conhecida como Indústria 4.0.

  

Washington de Almeida

Washington de Almeida

Especialista em Aplicações