Home Blog Sistema de Transporte Pneumático vs. Equipamentos Mecânicos

Sistema de Transporte Pneumático vs. Equipamentos Mecânicos

Existem dois métodos principais para transportar materiais secos a granel: um por meio de transportadores pneumáticos e outro por equipamentos mecânicos. A decisão entre uma ou outra opção deve ser baseada em diversas considerações.

 

Entenda os dois sistemas de transporte de sólidos

 

Sistemas de transporte pneumático

Sistemas de transporte pneumático são usados para transportar pós ou grânulos de diversos tipos de materiais secos a granel de uma área de processo para outra através de pressão negativa (vácuo) ou pressão positiva. Por meio de tubulações e transportadores, o material é conduzido para um ou mais pontos. Esse método oferece maior eficiência, confiabilidade e qualidade quando comparado com o sistema mecânico.

A principal diferença entre os transportadores pneumáticos e mecânicos é que os sistemas pneumáticos transportam o material dentro de uma linha totalmente fechada (hermética), o que reduz consideravelmente a possibilidade de perda de material, não tem contaminação e ainda traz mais segurança.

Sistemas de transporte mecânico

Os componentes básicos de um sistema de transporte mecânico incluem um motor de acionamento através de um redutor de engrenagem ou corrente, conectado a um rolo ou uma roda dentada.

A energia do motor é transferida diretamente para o transportador, que está em contato direto com o material. Os transportadores mecânicos podem ser abertos ou fechados , com centenas de peças móveis.


Determinando o melhor sistema de transporte de sólidos para sua produção

Identificar as principais características do seu material ajudará a determinar o melhor método de transporte para a sua fábrica. Elas incluem:  

  1. Densidade
  2. Granulometria
  3. Higroscopia
  4. Abrasividade
  5. Umidade
  6. Viscosidade
  7. Tamanho
  8. Questões de contaminação cruzada

Cada uma dessas características do seu material precisa ser discutida com o fabricante do seu sistema de transporte de sólidos.

 

Considerando as aplicações

Outro fator significativo ao selecionar um tipo de transporte é a aplicação, e primeiramente, a taxa de transferência. Os sistemas pneumáticos e mecânicos podem transportar alguns quilos ou centenas de toneladas por hora, no entanto, o tipo de material e as condições de transporte determinarão o sistema.

A distância que os produtos precisam percorrer também é um fator determinante. Longas distâncias com múltiplas mudanças de direção e elevação são facilmente realizadas por um sistema de transporte pneumático enquanto os equipamentos mecânicos possuem algumas limitações, inclusive com maior consumo energético.

Em comparação com os transportadores mecânicos, os sistemas pneumáticos aprimoram a transferência de materiais a granel por toda a fábrica, flexibilizando o processo, garantindo a hermeticidade e evitando riscos como a contaminação e possíveis explosões.

É essencial que o seu produto seja  analisado através de testes para conhecer todas as características. Só assim será possível definir o melhor conceito e tipo de sistema a ser aplicado em sua indústria.

Precisa de ajuda para definir o seu sistema de transporte?

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air