Home Blog Superando o problema de fluidez e ganhando em produtividade com o Vibra-Jet®

Superando o problema de fluidez e ganhando em produtividade com o Vibra-Jet®

Todos os detalhes contam quando o assunto é produtividade. Veja como resolver a questão da fluidez pode melhorar sua eficiência . 

O cenário industrial hoje está passando por uma série de mudanças, mas um fator permanece inalterado: a busca por eficiência operacional. Produzir mais utilizando os mesmos recursos e sem investimento em infraestrutura é um objetivo compartilhado por quase todas as organizações do setor. Para indústrias onde o manuseio de sólidos é uma etapa importante de suas atividades, a questão da fluidez dos materiais é decisiva.

Ocorre que alguns deles podem apresentar, por sua própria natureza, dificuldades no manuseio devido a baixa fluidez característica. Os problemas podem incluir:

  • Formação de grumos
  • Compactação em moegas e silos
  • Acumulação em dutos

Qualquer caso destes pode acarretar o prejuízo do fluxo do processo, levando a entupimento, perda de performance, manutenção e limpeza prematuras e não programadas, entre outros problemas que geram custos e atrasam a produção. Em uma busca imediatista para solucionar o problema, algumas equipes utilizam métodos rudimentares e pouco recomendáveis: batem nos equipamentos a fim de fazer o produto escoar. Essa prática danifica os equipamentos, acentua a dificuldade de escoamento do material e, em última instância, acabam acelerando o desgaste de sua linha, gerando mais custos e mais tempo improdutivo no longo prazo.

 

O que é, então, a melhor prática? A resposta da Dynamic Air é o Vibra-Jet™.

Equipamento especializado, indústria produtiva

Unindo materiais de alta performance, engenharia especializada e tecnologia de ponta, foi criado o sistema de aeração Vibra-Jet™. Este equipamento promove máxima fluidez de sólidos por meio da aplicação controlada de ar comprimido direcionado no sistema, desmanchando grumos e desfazendo acumulação de material. São diversos modelos para atender as necessidades do cliente, em destaque o Vibra- Jet™ modelo K que atende boa parte das aplicações.

Esta solução traz uma série de vantagens e benefícios para indústria de vários setores, dentre os quais vale a pena citar:

  • Baixo custo de aquisição e de manutenção
  • Alta durabilidade
  • Manutenção simples
  • Flexibilidade de aplicação
  • Alta confiabilidade
  • Fácil instalação

 

Esta poderosa ferramenta consegue ajustar o volume e a pressão de ar para cada caso, buscando sempre a máxima eficiência para cada tipo de composto transportado. “Quando posicionado no cone de descarga de um silo ou moega, o aerador movimenta o produto e reduz a aderência nas paredes”, afirma o Gerente de Assistência Técnica e Pós-Venda da Dynamic Air.

Os especialistas da Dynamic Air da ainda explica que o ar comprimido é injetado de modo a se espalhar em 360° da área de atuação de cada Vibra-Jet™. Assim, o cone de borracha “abre” e permite a passagem do ar de forma controlada, direcionando-o para a superfície em que o produto está em contato. Ao término da injeção, o cone de borracha volta para a posição de descanso, impedindo o retorno de material e garantindo sua efetividade.

 

Quer conhecer mais sobre esta solução? Fale conosco, e descubra como a Dynamic Air pode fazer sua operação atingir um novo patamar de eficiência e rentabilidade.

 

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos Especialistas