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Tecnologia mundial, operação nacional

O mundo não esperava por isso, mas, desde 2020 em uma questão de semanas, o trânsito de pessoas entre países e até entre cidades estava suspenso devido às restrições impostas para o controle da pandemia. Como resposta, pessoas, escolas e empresas rapidamente buscaram soluções para colaboração remota por meio da tecnologia, colocando em grande evidência o EAD, o home office, o e-commerce e outras modalidades de operação. Para muitos setores, estas soluções foram suficientes para retomar alguma normalidade e garantir a continuidade das operações; para outras, nem tanto.

 

O setor industrial é um exemplo de como tecnologias digitais não são suficientes para resolver todos os problemas, sobretudo aqueles derivados dos lockdowns e fechamento de fronteiras. As dificuldades de supply chain, por exemplo, prejudicaram fábricas dos mais variados segmentos, atrasando a produção e dificultando o fornecimento de peças de reposição e o serviço de pós-venda ao cliente.

 

Outro grande problema que surgiu diretamente nesse cenário foi a restrição de circulação de pessoas, sobretudo entre países. Com isso, muitas plantas ficaram desprovidas de capital humano qualificado para realizar manutenções e mesmo setups iniciais de equipamentos especializados, efetivamente prejudicando sua produtividade, às vezes de forma drástica. Embora com a vacinação estas limitações foram, pouco a pouco, sendo removidas, este fluxo demorou para ser restabelecido, o que impediu muitas indústrias de operar normalmente e de fornecer o apoio necessário a seus clientes.

 

O melhor dos mundos

Diante dessa situação e de outras diversidades, as indústrias devem buscar um parceiro que consiga aliar o oferecimento de tecnologia de ponta, reconhecida e testada em todo o mundo, com serviço e estoque de peças originais local. Ao unir estas duas realidades, a indústria compradora consegue obter diversas vantagens estratégicas para seu negócio:

  • Eficiência dos equipamentos adquiridos: com tecnologia de ponta, a fábrica tende a produzir mais e melhor, gerar mais controle sobre suas operações e otimizar seus custos em médio e longo prazos, o que se traduz em rentabilidade e produtividade.

  • Manutenções programadas: com peças de fácil acesso, é mais fácil programar as paradas preventivas para manutenção, o que reduz drasticamente chances de quebra, que podem levar a uma parada prolongada e prejudicial para a fábrica.

  • Solução rápida de imprevistos: ao se contar com equipes e peças originais locais, em caso de eventualidades, as soluções podem ser aplicadas com mais facilidade e rapidez, evitando que a planta deixe de operar por períodos mais longos e, por consequência, gere prejuízos.

  • Setup programado: em caso de instalações novas, que requerem técnicos especializados do fornecedor para fazer a inicialização da operação, a presença de pessoal no Brasil é decisiva para evitar que problemas de trânsito como estes enfrentados em todo o mundo atualmente prejudiquem as atividades.

 

Assim, antes de fazer sua opção pelo próximo parceiro de soluções, analise não só sua tecnologia, mas sua capacidade de oferecer um bom pós-vendas, com base no Brasil, para ter certeza de que sua indústria vai poder operar com o máximo de eficiência e suporte.

 

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