Home Blog Transporte e manuseio de sólidos a granel em espaços físicos reduzidos

Transporte e manuseio de sólidos a granel em espaços físicos reduzidos

                Um bom planejamento no layout industrial traz inúmeros benefícios para o processo, como alta eficiência, redução de custos por movimentação de material, ganho de produtividade, entre outros. Porém, na maioria dos casos, os processos começam pequenos e, com o passar dos anos e alterações na demanda, são feitas melhorias e ampliações para atender o mercado e as novas exigências de regulamentações.

 

                Muitas vezes, os equipamentos não estão preparados para receber tais alterações e as limitações no espaço físico comprometem sua a realização segura e eficiente, criando um gargalo no processo e impossibilitando o aumento da produtividade.

 

                Além das modificações físicas no layout e estrutura dos equipamentos, o processo também pode mudar para adequar o produto às novas tendências do mercado consumidor, alterando formulações e até mesmo a matéria prima. Com isso, influencia diretamente a receita do produto final e sua competitividade, proporcionalmente, à necessidade do aumento da capacidade, exigindo que o recebimento desses itens seja atualizado, gerando economia com relação à  embalagens, manuseio e custos de transporte.

 

Com a facilidade de acesso e compartilhamento a informação, o consumidor final está cada dia mais exigente quanto à qualidade e sustentabilidade dos produtos e as empresas que não estiverem preparadas para acompanhar essas tendências estarão um passo atrás dos grandes líderes do mercado.

 

                É importante que o seu processo seja flexível para receber essas mudanças sem que grandes alterações sejam necessárias no espaço físico e no layout. Entre as variadas opções de transporte de material, os Sistemas de Transporte Pneumático possuem a maior flexibilidade da linha, o que possibilita o manuseio com segurança por espaços reduzidos e muitas vezes de difícil acessibilidade. Devido à personalização do sistema para a necessidade do cliente, a linha de transporte pode ser encaminhada por lugares que equipamentos mecânicos não seriam capazes de transportar, ocupando menos espaço, otimizando o processo e melhorando o fluxo das atividades.

 

                Conforme os processos crescem, a quantidade da matéria prima recebida e armazenada exige um grande espaço físico e, muitas vezes, por falta de planejamento inicial, elas precisam ser armazenadas longe do seu destino final. Para evitar o manuseio interno com o uso de empilhadeiras ou sistemas de transportes alternativos, que podem causar perdas de material, de tempo e desvios de processo, o sistema de transporte pneumático é a solução ideal, com capacidade de transportar todo tipo de material a granel a longas distâncias e altas capacidades de maneira  hermética e automatizada.

 

                Quanto menor a quantidade de transporte manual do seu produto, maior será a eficiência do seu processo. Outra vantagem é que, com pequenas alterações e alguns ajustes, é possível aumentar a capacidade do sistema de transporte e em alguns casos, não é necessário a alteração dos equipamentos.

 

                Em planejamentos mais refinados, o sistema de transporte pneumático pode ser projetado para atender uma capacidade planejada futura, para que quando necessário, o sistema esteja apto a atender todos os pontos de consumos.

 

                Essas são algumas das diversas vantagens que um sistema de transporte pneumático oferece para  otimização do processo. Na Dynamic Air, cada vez mais estamos inovando e contribuindo para o desenvolvimento de novos processos para que nossos clientes sejam líderes de seus segmentos com processos altamente eficientes e tecnológicos.

 

                Fale com um dos nossos engenheiros saiba como ajudamos indústrias no desafio de flexibilização de layout!

 

Fernando Canton

Fernando Canton

Especialista em Aplicações