Home Blog Transporte e manuseio seguro de materiais explosivos

Transporte e manuseio seguro de materiais explosivos

Em todas as indústrias, independentemente do ramo de atuação, o manuseio de grãos ou pós precisa ser feito de maneira eficiente e segura. Quando o material possui propriedades explosivas, esse transporte precisa ser ainda mais pensado para evitar riscos e garantir que nenhum acidente ocorrerá.

Mesmo sendo desconhecido por muitos colaboradores, materiais que possuem características inflamáveis são facilmente encontrados nas indústrias, fazendo parte de processos usuais e que não possuem os cuidados necessários, colocando em risco a segurança dos próprios trabalhadores e da empresa em geral.

Para entender o que pode causar explosões, é preciso analisar algo conhecido como o “triângulo do fogo”. Nele, vemos a combinação de três fatores primordiais para que acidentes aconteçam: combustível (que é o próprio material), oxigênio e fonte de ignição (seja uma faísca ou até mesmo a energia estática gerada pelo movimento do produto).

Juntando esses três itens, vemos que, quando o material e suas partículas em suspensão no ar estão em relação com o oxigênio na proporção ideal, qualquer fonte de ignição pode causar uma explosão.

Para evitar que isso aconteça, devemos atuar para anular esses pontos. Abaixo, listamos algumas ações que podem ser realizadas:

- Trabalhar com um sistema que utilize ar comprimido, podendo substituir o oxigênio por nitrogênio

- Utilizar sistemas que evitem faíscas, sem partes móveis e herméticos, não permitindo vazamento de material no ambiente

- Exigir equipamentos que se adequem a NR13, sendo capazes de manter possíveis explosões internamente

- Possuir filtros cartuchos especiais com tecidos antiestáticos e sistema de exaustão eficiente, mantendo o ambiente fabril limpo

Com a aplicação de um sistema de qualidade, é possível extinguir o risco e tornar o ambiente em uma área desclassificada, gerando, além de segurança, uma economia ao falar de componentes elétricos, impostos e seguro.

Durante seu longo período de atuação, a Dynamic Air desenvolveu um extenso know-how no controle e eliminação dos riscos de explosão, adequando projetos tanto à segurança necessária quanto à viabilidade econômica de seus clientes, tendo diversos sistemas já instalados e em funcionamento para materiais com características explosivas.

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Fale com nossos especialistas