Home Blog Transporte pneumático de materiais com alta densidade em longas distâncias

Transporte pneumático de materiais com alta densidade em longas distâncias

Quando falamos da cadeia produtiva de metais, estamos abordando produtos com alta densidade que passam por diversos processos, desde a mineração até a produção dos materiais em pó. Apesar de cada indústria possuir suas peculiaridades quanto à distribuição do processo produtivo e alto volume de produção diária, as refinarias de metal, normalmente, são instaladas distantes dos locais de armazenamento do produto final.

Em alguns casos, a distância entre a refinaria e o armazenamento pode ultrapassar os 1.000 metros. Dessa forma, o transporte de material se faz necessário e, rotineiramente, a solução encontrada é a utilização de caminhões, ocasionando alta movimentação de veículos de grande porte na área produtiva, potencializando o risco de acidentes, gerando custos operacionais e logísticos que refletem no valor final do produto.

Outra maneira comum de transferência de materiais é o uso de equipamentos mecânicos, apesar destes apresentarem uma constante necessidade de manutenção, devido ao desgaste causado pelo atrito com o material denso, e a perda de produto durante a transferência causada pelo acumulo nos equipamentos ou pelo contato do material com o ambiente externo.

A utilização de Sistemas de Transporte Pneumático é uma opção para a transferência destes materiais densos em longas distâncias, pois apresentam um processo produtivo mais eficiente e tornam o valor final do produto mais competitivo no mercado. É possível atingir estes resultados, baseando-se nas seguintes premissas:

  • Os sistemas são herméticos, eliminando qualquer perda de partículas e contaminação externa;
  • A velocidade de transporte é adequada ao produto transportado, que nesse caso, deve ser baixa e utilizar um sistema fase densa, evitando o atrito excessivo entre o material e a tubulação de transporte;
  • As curvas e acessórios do sistema são preparados para atender o atrito gerado com o material durante o transporte.

Ao escolher um transporte seguro, que evita perda de material e é duradouro, as refinarias de metal conseguem gerar economia ao mesmo tempo que otimizam seu processo produtivo, aumentando sua competitividade no mercado.  

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air