Home Blog Homogeneização de lotes: quais as vantagens?

Homogeneização de lotes: quais as vantagens?

Em diversos setores industriais, há uma necessidade de garantir a qualidade do produto que está sendo fabricado. Para isso, a cada mistura ou formulação feita do produto, uma amostra deve ser coletada, analisada e guardada por um longo período de tempo e, em algumas situações, até mesmo por anos. Isso garante que o produto fornecido ao consumidor final esteja dentro das especificações oferecidas.

Esse processo, tão importante para a garantia da qualidade dos lotes de produto, se torna demorado e custoso devido às análises laboratoriais, ao tempo, ao armazenamento e aos outros pontos que demanda.

Mas como tornar o processo mais eficiente, ágil e barato com tantas premissas? 

A resposta é simples: transformar diversos pequenos lotes em um grande lote, assim podendo analisar, armazenar e aprovar apenas um lote de todo o material produzido, diminuindo custos, tempo e tornando o processo mais eficiente.

Após vários lotes de mistura ou formulação produzidos, podemos armazenar todo o produto em um grande reservatório, onde as misturas estarão em "camadas". Para que seja criado apenas um grande lote, é necessário homogeneizar o material, sem afetar ou alterar suas características. Uma vez realizado, é possível recolher apenas uma amostra, otimizando as etapas.

Garantir a alta performance e eficiência nessa mistura é fundamental para manter a qualidade do produto final. O uso de tecnologias adequadas e que ofereçam confiabilidade é o que beneficiará a sua indústria, agilizando e barateando o processo como um todo.

A utilização de ar comprimido para realizar a mistura dos lotes é uma alternativa segura e  rápida. O equipamento Blendcon da Dynamic Air, por exemplo, leva em torno de 5 minutos para uniformizar um batch de 10m³ e pode homogeneizar lotes de até 200 toneladas.

Com o equipamento certo, a otimização desse processo trará benefícios e economia para sua indústria.  

 

Fernando Canton

Fernando Canton

Especialista em Aplicações