Reduzindo o consumo de energia no Manuseio de cimento

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Os materiais para fabricação do popular cimento Portland podem ser transportados tanto por meios mecânicos quanto pneumáticos – mas só este último proporciona economia de energia com eficiência operacional.

Veja neste infográfico interativo como isso acontece!

LINHA DE TRANSPORTE MECâNICO

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Para transportar sílica, carbonato de cálcio e minérios para a fabricação do cimento – e o próprio material, depois de produzido – sistemas mecânicos (como o de roscas transportadoras mostrado aqui) usam dois motores, que consomem até 1/3 de toda a energia do sistema e 50% do ar dos compressores.
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Os sistemas mecânicos não são flexíveis e requerem amplos espaços para instalação e operação. Isso compromete a possibilidade de adaptações físicas da planta.
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Estes sistemas requerem grande manutenção e estão sujeitos a quebras e interrupções mais frequentes, reduzindo a efetividade da linha.

LINHA DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO

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A eficiência dos sistemas pneumáticos se destaca: menor consumo de ar e energia para movimentar a mesma quantidade de material. E ainda com mais velocidade.
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Estes sistemas não precisam ser lineares e podem se adequar a estruturas pré-existentes, trazendo mais flexibilidade tanto para fábricas novas quanto aquelas que buscam renovação.
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Além de requerer menos manutenção, sistemas pneumáticos são herméticos e, por isso, menos poluentes. É mais eficiência operacional e ambiental para a indústria.

Você sabia?

O cimento Portland foi inventado no começo do século XIX quando Joseph Aspdin queimou uma mistura de pedras calcárias e argila, notando resultava em um material resistente. O nome veio da semelhança do tom das pedras da Ilha Portland, na Inglaterra

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