Home Blog A importância do estoque de peças de reposição para a sua fábrica

A importância do estoque de peças de reposição para a sua fábrica

Ter um estoque de peças de reposição reduz problemas de atrasos, aumentam a eficiência da equipe de manutenção e elevam o faturamento. Todos nós sabemos que o controle de estoque de peças de reposição é trabalhoso e crítico para a maioria das empresas.

O ciclo de vida de peças de reposição está diretamente relacionado à maneira como essas peças são utilizadas.

Jener de Castro Costa, Mestre em Engenharia com ênfase em Logística e Infraestrutura, evidencia que empresas siderúrgicas, devido as suas características próprias, mantêm elevados estoques de peças de reposição que eventualmente ou nunca são consumidos. Esse tipo de estoque acaba gerando elevados custos gestão, armazenamento e inventário.

Por outro lado, não manter um estoque de peças de reposição pode acarretar em parada de equipamentos e/ou processos, gerando um prejuízo ainda maior.

Uma reportagem publicada por Mike Stone (correspondente da Reuters, especializado em indústrias de armamento) em 2017 evidencia muito bem o prejuízo gerado por falta de peças de reposição para os caças F-35 da Força Aérea Americana.

O Departamento de Defesa dos EUA mantém mais de 250 caças e não possui um estoque de peças de reposição para atender a todos os aviões. Isso fez com que os caças deixassem de voar cerca de 22% das vezes devido a falta de peças. A empresa que fornecem as peças afirma que o tempo para fabricação e entrega das peças é elevado e por isso seus clientes devem ter um estoque de segurança.

Um estudo realizado pela Dynamic Air em uma das maiores mineradoras do país apontou que o estoque zerado do cliente de um determinado produto, acarretaria em uma parada de produção de uma das linhas em aproximadamente 6 horas e esse prejuízos ficaria em torno de R$ 480.000,00, sendo que o valor da peça correspondia a 0,4% desse montante.

E como manter um estoque de peças de reposição eficiente?

A seguir eu listo para você maneiras de manter o estoque enxuto e eficiente:

  • elabore a Curva ABC
  • calcule a media de consumo
  • defina o estoque de segurança


Ao elaborar a Curva ABC, você pode verificar quais são os itens que mais oneram o estoque.

A média de consumo poderá ser calculada determinando um período, que pode ser diário, semanal, mensal ou até mesmo anual.

Com a Curva ABC, é possível determinar a media de consumo para cada item e o respectivo prazo de entrega informado pelo fornecedor e, assim, calcula-se o estoque mínimo de segurança.

Existem outros estudos mais complexos e até mesmo programas que ajudam a calcular um estoque correto, porém com as ações apresentadas acima, já é possível elaborar um estoque mais preciso.

É de extrema importância manter o estoque mínimo para que não ocorram paradas por falta de peças de reposição.


Lista de Peças Sobressalentes

Alguns fornecedores tendem a disponibilizar uma lista de peças dos equipamentos adquiridos pelos clientes, porém essa lista normalmente informa somente o código e a descrição de cada item que compõe o equipamento fornecido.

A Dynamic Air fornece aos seus clientes uma lista de peças de reposição completa. Nessa, estão todos os itens de desgaste com respectivos códigos, descrições e o mais importante: a quantidade mínima de cada item que o cliente deverá possuir para que não ocorram problemas maiores por falta de peças de reposição no estoque.

Caso seja um cliente Dynamic Air e ainda não tenha a lista de peças de reposição, basta solicitar ao nosso departamento de peças.

 

Daniel Brandão Nichele

Daniel Brandão Nichele

Gerente de produto

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.