Home Blog A indústria alimentícia não pode parar: Como manter produtividade e segurança no cenário atual

A indústria alimentícia não pode parar: Como manter produtividade e segurança no cenário atual

Hermeticidade no processamento de alimentos sempre foi um fator importante na indústria – e a atual crise mundial mostra o porquê.

 

É simples compreender os motivos pelos quais uma fábrica buscaria meios de evitar contaminação cruzada no processo de produção de alimentos: adesão às normas sanitárias, manutenção do padrão de qualidade, prevenção de entrada de corpos estranhos etc. Esses e outros motivos, entretanto, jamais tiveram a mesma capacidade de ilustrar tão bem a importância de se ter um sistema que evite contaminações em seu processo produtivo quanto a disseminação mundial da mais recente variante dos vírus corona, o SARS-Cov-2, causador da famigerada COVID-19. 

Este agente patogênico tem taxa de mortalidade geral baixa, mas tem alta capacidade de transmissão, e já infectou centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, sendo particularmente danoso em idosos e indivíduos já com alguma fragilidade de saúde. Por não ter um tratamento específico, medidas profiláticas e prevenção de contágio têm sido as grandes armas no combate a esta epidemia, e isto vem ao encontro do argumento em favor de um sistema hermético de transporte de sólidos – sobretudo no ramo alimentício.

Diante de problemas como este, fica evidente a importância de um sistema de transporte pneumático isolado para a indústria alimentícia, onde os componentes são expostos minimamente ao ambiente e, assim, evitam o contato com possíveis contaminantes externos. Em momentos assim, quando a disseminação de um vírus ou outro agente patogênico foi difícil de ser evitada, uma indústria tão importante como a alimentícia consegue desempenhar seu papel com máxima segurança.

É evidente que o sistema hermético, por si só, não é a única medida necessária para garantir total ausência de contaminação; o foco aqui é mostrar que este tipo de investimento vai além das práticas normativas, devendo ser considerado um fator altamente relevante para a saúde de todo o público consumidor e até dos profissionais que atuam nas fábricas. 

 

Benefícios que vão além da segurança

 

Contar com um sistema pneumático é ter mais do que segurança: é ter produtividade ampliada. A paralisação forçada de atividades e imposição de quarentena em quase todo o mundo ressalta a importância de se contar com sistemas automatizados, que possam ser operados com número reduzido de profissionais. A aplicação de automação inteligente faz com que seja possível manter a produtividade alta e controlada, com mais eficiência energética, menos emissão de poluentes e com máxima segurança para o produto.

A união destes benefícios resulta em uma empresa confiável, que produz com qualidade, eficiência e segurança para seus clientes e profissionais. Isso é particularmente relevante para o segmento alimentício, que é de fundamental importância para a sociedade, sobretudo em um momento de provação como este. Ao adotar este tipo de medidas, as empresas deste ramo ajudam a distribuir saúde e sustento para todos os níveis da sociedade, de forma segura e consistente, efetivamente impulsionando o país.

Em um momento quando a prevenção da contaminação é determinante para a preservação de vidas, as indústrias que já andam na frente e adotam soluções que focam neste tipo de benefício devem ser vistas como organizações sérias e responsáveis, e devem servir de modelo. Ao final deste momento conturbado, é importante que os bons exemplos sejam identificados e replicados, de modo a evitar situações similares no futuro, e garantir a todo momento a proteção e a segurança de todos – consumidores e profissionais – merecem. 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.