Home Blog Como o manuseio de sólidos impacta a qualidade da indústria alimentícia

Como o manuseio de sólidos impacta a qualidade da indústria alimentícia

Qualidade na produção de produtos alimentícios é uma das prioridades em toda a indústria do setor. Descubra como os sistemas de transporte e manuseio de insumos desempenham um papel fundamental neste quesito.

Produtos alimentícios são uma classe para os quais a qualidade é um elemento extremamente relevante. Aspectos como higiene, pureza, e integridade do material – dentre muitos outros – são determinantes para o mercado, como é de se esperar, os processos produtivos são fundamentais para tal. O que passa despercebido por muitas indústrias, porém, é que as etapas de transporte do material dentro das plantas, desde o descarregamento dos caminhões até a condução do mesmo para as áreas de processamento, também impactam o resultado final.

A opção pelo sistema adequado pode ser benéfica em diversos sentidos, com destaque para pontos como:

Contaminação cruzada

A entrada de corpos estranhos no processo de transporte de sólidos de silos e moegas até a área de produção pode ter impactos negativos que vão desde alteração do sabor e textura do produto até gerar risco à saúde do consumidor. Sistemas mecânicos, em particular, são mais vulneráveis a este tipo de problema por não oferecerem hermeticidade para os materiais transportados, facilitando sua contaminação. Em contraste, sistemas pneumáticos oferecem isolamento do material, o que ajuda na adesão às normas sanitárias e reduz a chance de contato indevido com elementos indesejados.

Redução de riscos operacionais

Alguns materiais como o açúcar tem potencial explosivo, com casos já documentados de acidentes causados pelo acúmulo de produto em engrenagens e partes móveis de sistemas de transporte inadequado para o produto. Esta é mais uma vantagem do transporte pneumático que, por ser hermético, não permite a suspensão de partículas que, se acumuladas no ambiente, podem gerar acidentes.

Perda de qualidade do produto

A qualidade de produtos finais está ligada à consistência de grãos e partículas, como café, cereais, achocolatados e muitos outros. Em modalidades mecânicas e mesmo algumas pneumáticas, o impacto em roscas e elevadores, ou a velocidade excessiva do ar nos dutos de transporte pode levar a uma degradação da estrutura do produto, fazendo com que o alimento fique abaixo da qualidade esperada. O sistema certo para seu transporte preserva ao máximo a integridade dos componentes, gerando um produto melhor no final do processo.

Estes exemplos deixam claro como a etapa do manuseio tem um papel fundamental na qualidade de tudo que é produzido, tanto do ponto de vista sanitário quanto do valor agregado ao produto e até a segurança dos colaboradores.

Para obter todas essas vantagens, fale hoje mesmo com a Dynamic Air para mais informações sobre sistemas de transporte pneumático para a sua indústria.

 

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.