Home Blog Cuidado e tecnologia: as chaves para o manuseio de materiais frágeis

Cuidado e tecnologia: as chaves para o manuseio de materiais frágeis

Em muitos processos industriais, desde o início até o produto final, existem muitas etapas intermediárias, como formulação, mistura, aglomeração, entre outros.

Em boa parte dos casos, o objetivo é a formação de pequenos grânulos ou partículas consideravelmente pequenas de formatos específicos para manter esses produtos com a mesma forma e tamanho durante todas as etapas do processo industrial. Desse modo, evita-se a degradação, quebra ou segregação dos materiais.


Podemos associar também a esse processo, grãos que de alguma forma não podem ser quebrados ou danificados durante o manuseio até a embalagem, cujo destino será o consumidor final. O segredo, quando falamos de materiais frágeis, é: quanto menor a degradação, maior será a qualidade do produto entregue aos clientes.


Processamento do negro de fumo

Dentre alguns exemplos, podemos citar o negro de fumo. Esse material é constituído por partículas finamente divididas que passam por um processo industrial e se tornam grânulos de difícil manuseio e extremamente frágeis.


O negro de fumo é altamente utilizado na indústria de borracha para fabricação de pneu. Nesse caso, quanto maior a partícula do negro de fumo utilizada na mistura da borracha, melhor será a sua qualidade.

O negro de fumo aumenta a resistência mecânica do pneu em até 16 vezes, ou seja, um aumento da vida útil de um pneu de 8.000 km para 129.000 km.


Manuseio de materiais na indústria alimentícia

Já no setor alimentício, o cuidado com a conservação dos grãos é fundamental no manuseio do material durante o transporte pneumático. Evitar a degradação é importante para que o produto chegue ao consumidor o mais íntegro possível. Quebras e fissuras dos grãos durante o transporte pneumático podem gerar uma grande quantidade de rejeito no processo, tornando o sistema ineficiente e pouco lucrativo.


Conceito Linha Cheia

Pensando em materiais frágeis, a Dynamic Air desenvolveu um conceito de transporte pneumático chamado “Conceito Linha Cheia”, pelo qual a linha de transporte é sempre mantida com material e nunca esvaziada. Isso faz com que o produto fique dentro da tubulação de transporte a todo momento. O resultado? É possível evitar as altas velocidades encontradas no transporte pneumático convencional e as grandes vazões de ar geralmente utilizadas no início e no final de um ciclo de transporte.


Esse conceito, juntamente com toda a tecnologia desenvolvida permite:

  • controlar a velocidade do material durante todo o ciclo de transporte
  • evitar com maior eficiência a degradação e a segregação do material
  • entregar o material ao seu destino desejado com a maior conservação possível

Esse é um conceito que eleva o nível de qualidade e cuidado com sua produção.


Linhas de transporte pneumático com altas capacidades e grandes distâncias, em que o material é transportado em baixa velocidade em um sistema totalmente hermético e confiável também são um diferencial.


Se você estiver com dificuldades em transportar de modo pneumático algum produto frágil, a nossa sugestão é realizar testes antes de fazer um alto investimento em sua planta. Para isso possuímos em nossa fábrica uma planta-piloto em escala industrial, onde podemos analisar e testar o seu produto, garantindo a integridade e eficiência do sistema.


Lembre-se que um sistema de transporte pneumático precisa ser totalmente personalizado para que melhor se encaixe e atenda todas as necessidades e características do seu processo, aumentando sua produtividade e qualidade do seu produto final.


Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda todas as possibilidades que oferecemos para o transporte pneumático do seu produto com eficiência e segurança.

 

 

Fernando Canton

Fernando Canton

Especialista em Aplicações

Dynamic Air - Teste seus materiais sólidos na maior planta-piloto da América Latina.