Home Blog Dynamic Air ajudou Vipal a superar desafios na movimentação e dosagem de negro de fumo

Dynamic Air ajudou Vipal a superar desafios na movimentação e dosagem de negro de fumo

Considerada uma das principais fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos para pneus e câmaras de ar, bem como líder desse segmento no mercado Latino-Americano, há mais de 10 anos a Vipal Borrachas conta com os Sistemas Dynamic Air na etapa de movimentação e dosagem dos sólidos que são utilizados na preparação da borracha.

Nesse processo utilizam-se grandes quantidades de negro de fumo, sílica e carbonatos. Por meio dos sistemas, as matérias-primas são descarregadas e transportadas de forma adequada e a Vipal pode contar com a perfeita combinação de dosadores e balança que garantem precisão e quantidade exata de cada material para a fabricação dos produtos. “São fatores que impactam positivamente em nossa produção”, afirma o Supervisor de Manutenção da planta, Álvaro Zorzi.

 

Dentre outras vantagens, o Supervisor destaca também a eficiência dos sistemas de filtragem fornecidos pela Dynamic Air: a garantia de que não haja vazamento. Além desse benefício, os elementos filtrantes podem ser reutilizados até cinco vezes, o que representa custo-benefício para a empresa. “A plataforma tem nos atendido bem nesses anos todos, estamos satisfeitos”, afirma Zorzi.

 

Um dos fatores que contribui muito para uma vida útil elevada dos elementos filtrantes (cartuchos) é a baixa degradação do produto (quebra das partículas) no momento da movimentação, nesse caso os silos são abastecidos por Sistemas de Transporte Pneumático Dynamic Air, os quais garantem a integridade do material.

 

A Vipal Borrachas teve de lidar com um desafio há cerca de quatro anos. Enfrentou problemas quando um de seus fornecedores alterou as características da matéria-prima. A solução foi investir em melhorias na plataforma fornecida pela Dynamic Air.

 

Com duas fábricas em Nova Prata (RS) e uma em Feira de Santana (BA), a Vipal encarou essa situação em uma das plantas gaúchas. A consistência muito fina do negro de fumo propiciava o acúmulo nas paredes do sistema e, por isso, foi necessário realizar melhorias nas roscas dosadoras, implementadas pela Dynamic Air, para que o processo voltasse a ser realizado conforme originalmente concebido.

 

“Trabalhamos em conjunto com a Dynamic Air e foi muito importante contar com esse suporte”, declara Zorzi. “Isso garantiu que mantivéssemos a eficiência necessária para a nossa cadeia produtiva.”

 

O Gerente de Assistência Técnica e Pós-Venda da Dynamic Air, Marcelo Mathielo, ressalta que uma das características mais marcantes dos sistemas projetados e fabricados pela Dynamic Air é a robustez. “Temos o compromisso de oferecer confiabilidade operacional e baixo custo de manutenção e buscamos atender cada necessidade de nossos clientes, como as melhorias realizadas na Vipal.”

 

Leia mais:

Soluções Dynamic Air

Soluções Dynamic Air