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O Cimento Portland foi descoberto no início do século XIX, quando o construtor inglês Joseph Aspdin decidiu queimar a mistura de pedras calcárias e argila. Transformando-as em um pó fino, o mesmo observou que, após sua secagem, o material se tornava duro e resistente, não sendo dissolvido pela água e, então, o nomeou de cimento Portland, devido a semelhança com as pedras da ilha inglesa de Portland.
Desde então, o cimento é uma das principais substâncias utilizadas na construção civil dos mais diversos segmentos, desde a mais simples obra habitacional até a mais complexa obra de infraestrutura.
No Brasil, as fábricas de cimento precisam transferir grandes quantidades de material, normalmente a grandes distâncias, e o consumo de energia desse transporte é um dos pontos que mais requer atenção e gera preocupação nos fabricantes.
Tradicionalmente, o cimento tem sido manuseado e transportado por sistemas mecânicos, como esteiras ou transportadores de roscas, entretanto, são associados com problemas de alta manutenção e consumo de ar. Outro fator importante é que os equipamentos mecânicos possuem uma limitação de espaço físico e forma construtiva, impossibilitando que o cimento seja transportado a grandes distâncias.
Nesse tipo de sistema, é necessário a utilização de roscas transportadoras com dois motores para transportar o cimento. Esse motor pode consumir um terço da força total do sistema, ou 50% da energia do compressor de ar. Para gerar economia, é preciso eliminar a rosca transportadora, o que só é possível utilizando um transporte pneumático.
Manuseando o cimento pneumaticamente, o consumo de energia é a função do projeto do sistema atrelado às taxas de transferências e à distância de transporte. O comprimento da linha de um sistema de transporte pneumático tem o mesmo impacto no consumo de energia que a taxa de material transportado, por exemplo, em construções de barragens e usinas, onde, devido a posição geográfica, a transferência do cimento é um fator crítico. O sistema de transporte pneumático permite que o material seja transportado a longas distâncias com alta eficiência e baixo consumo energético.
Em outras palavras, se dois sistemas de transporte pneumático precisam transportar o mesmo material na mesma distância, e um sistema utiliza menos energia que o outro, então o sistema que utiliza menos energia terá menor desgaste, precisará de menos filtros de ar e criará menos poluição.
É de extrema importância que o projeto e os equipamentos pneumáticos utilizados sejam pensados para reduzir o gasto de energia e atender à demanda necessária. Busque sempre uma empresa que garanta personalização do projeto e realize testes de manuseio para garantir a economia e a eficácia do seu sistema de transporte de cimento.
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